Select Page

Gravidez: Como os Óleos Essenciais podem ajudar

gravidez e óleos essenciais

Partilha nas tuas redes sociais:

O uso dos Óleos Essenciais durante a gravidez é um tema delicado dentro do universo da Aromaterapia, pois requer um conhecimento muito profundo.

 

Se forem utilizados corretamente e com segurança, os Óleos Essenciais podem ser muito eficazes para aliviar os desconfortos associados à gravidez. Mas infelizmente assistimos muito à sua recomendação descuidada e leviana para grávidas e bebés, considerados grupos de risco.

 

O conhecimento profundo é fundamental para fazeres um uso adequado dos Óleos Essenciais em qualquer situação, mas principalmente se estiveres grávida. Caso contrário, deves recorrer ao aconselhamento de um profissional qualificado, para evitar causar danos em ti e no bebé.

 

Por precaução, se não tiveres esse conhecimento profundo, não deves utilizar nem recomendar a utilização de Óleos Essenciais, principalmente durante os primeiros 3 meses de gravidez.

 

Utilização de Óleos Essenciais na Gravidez

 

Quando os Óleos Essenciais são utilizados de forma correta, é possível ajudar as grávidas em várias situações:

 

– Suporte emocional (estados de ansiedade, stress, depressão, etc.)

Nas insónias

– Pernas pesadas

– Má circulação

– Estrias

– Dores de costas

– Redução da dor durante o parto

– Aceleração das contrações no momento do parto

No pós-parto

 

Durante a gestação deves dar sempre preferência ao uso tópico e ao uso aromático, através da inalação. A ingestão deve ser sempre o último recurso em qualquer situação e em especial durante a gravidez e sempre com orientação de um profissional experiente.

 

É também muito importante teres em consideração se gostas ou não do aroma de determinado Óleo Essencial. Se não gostares não deves forçar, pois as grávidas têm uma sensibilidade aromática muito grande.

 

Para além da sensibilidade ao cheiro, as grávidas também têm uma pele mais sensível, pelo que estão predispostas a fazer mais alergias. Existem grávidas que, por exemplo, ficam com alergia a alguns Óleos Essenciais que anteriormente usavam sem qualquer tipo de problema.

 

Por esse motivo, estão também mais suscetíveis à fotosensibilidade – alguns Óleos não devem ser utilizados topicamente antes da exposição solar, pois podem criar manchas na pele.

 

No que toca à segurança, é fundamental garantires que utilizas apenas Óleos Essenciais de qualidade (100% puros, 100% naturais, com certificação biológica por uma entidade externa, quimiotipados, etc). Para além disso existem algumas famílias bioquímicas dos Óleos Essenciais que deves evitar ao máximo se estás grávida, tal como a família dos fenóis e das cetonas – Orégão, Tomilhos, Cânforas e Mentas são exemplos de Óleos que não deves utilizar durante a gestação (mas existem muitos mais!!).

 

É também preciso teres atenção à diluição dos Óleos Essenciais, pois devem ser utilizadas concentrações muito pequenas.

 

Formas de utilização (de forma genérica)

 

A inalação profunda diretamente do frasco, sem tocar nas narinas, é uma das melhores e mais seguras formas de utilização de Óleos Essenciais durante a gestação.

 

Quanto ao uso tópico, no primeiro trimestre não é aconselhável se não tiveres conhecimento muito profundo dos Óleos Essenciais.

 

Alguns Óleos Essenciais seguros durante a gestação (de forma geral)

 

– Os cítricos – Laranja Doce, Bergamota, Limão, Tangerina, etc. Ajudam a melhorar a circulação e podem, por isso, ser utilizados nas pernas pesadas, inchadas, cansadas. Mas atenção à fotosensibilidade, pois grande parte dos cítricos (extraídos por prensagem) podem causar manchas na pele quando são utilizados antes de ser feita exposição solar.

 

– Lavanda Angustifolia – Tem ação calmante, sedante, relaxante e pode ser utilizada em grávidas mais ansiosas ou em processos depressivos.

 

Árvore de Chá – Em situações de candidíase ou outras irritações a nível vaginal.

 

– Neroli – Nas insónias; ajuda a adormecer mais rápido.

 

Óleos Essenciais que devem ser evitados durante a gravidez

 

– Gualtéria

Hortelã-Pimenta

– Salva officionalis

– Canela

– Cânfora

– Lavanda Spica

– Tomilho

– Alecrim Cânfora

– Entre outros – deves conhecer os compostos dos Óleos Essenciais para saberes quais podes ou não utilizar com segurança.

 

Óleos Essenciais para alguns desconfortos

 

– Enjoos e náuseas – A inalação do Óleo Essencial de Limão pode ajudar-te a aliviar os enjoos e as náuseas.

 

– Dores de cabeça – O Manjericão é uma boa opção (e também para os enjoos, pois trabalha muito a parte digestiva).

 

Insónias – Os cítricos, como a Tangerina ou a Laranja Doce, são uma excelente opção, bem como a Lavanda Angustifolia.

 

Nas insónias é muito importante perceberes a sua origem para conseguires atuar na parte emocional. A grande maioria das insónias são causadas pela ansiedade (medo) e os medos mais comuns das grávidas acabam por ser o medo do parto, medo de não ser uma boa mãe ou de perder a liberdade, por exemplo.

 

Como qualquer problema, todos os desconfortos da gravidez escondem uma questão emocional, caso contrário, por exemplo, todas as grávidas teriam enjoos!

 

Atenção: Estas sugestões de tratamento têm caráter meramente informativo. Não dispensam a avaliação por um profissional de saúde. Como qualquer tratamento, é necessário teres conhecimento para fazer o uso correto dos Óleos Essenciais e aproveitar todo o seu potencial terapêutico com segurança. É importante garantires que não há contraindicação na sua aplicação, para não causar dano no utilizador.

Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade