Select Page

As 5 melhores formas para utilizares os Óleos Essenciais

Óleos Essenciais

Partilha nas tuas redes sociais:

São 5 os principais métodos de utilização dos Óleos Essenciais, embora existam outros. Independentemente da forma de utilização que escolhes, deves ter sempre em consideração que cada uma requer alguns cuidados e procedimentos específicos. Só assim irás conseguir retirar o maior número de benefícios da utilização destas incríveis gotas naturais.

 

1. Inalação

É a principal forma de utilização dos Óleos Essenciais e o método mais usado. Como atua diretamente no sistema límbico, é muito eficaz em tratamentos do sistema nervoso, por exemplo. Podes fazer a inalação através de várias formas:

 

Inalação Seca – Faz-se diretamente do frasco do Óleo Essencial, sem tocar nas narinas. Também podes colocar algumas gotas do Óleo Essencial num lenço de pano ou na gola da camisola, por exemplo. (mas atenção, pois alguns Óleos podem manchar a roupa!)

 

Inalação Húmida – Este método é muito útil em situações do aparelho respiratório. Ao inalares os vapores que são libertados, é preciso cuidado para não te queimares.

 

Difusão – Excelente forma de purificar o ar, eliminando vírus, bactérias, ácaros e fungos. Opta pela utilização de difusores elétricos por nebulização (de vidro), onde colocas apenas os teus Óleos Essenciais puros! No caso dos difusores ultrassónicos (onde é colocada água juntamente com os Óleos), garante que são de excelente qualidade, certificados e que o plástico interior é o adequado para o contacto com os Óleos Essenciais, pois se o difusor não for de qualidade, o plástico vai ser corroído e irás inalar também moléculas dele …

 

Uso tópico (aplicação na pele) – Os Óleos Essenciais são muito concentrados, pelo que os deves diluir sempre previamente num óleo vegetal ou numa base que contenha gordura, como um creme biológico, por exemplo. Caso contrário, dependendo do Óleo que estás a usar, podes causar sensibilização na pele ou até uma queimadura, pois alguns são dermacáusticos, como a canela e o orégão, por exemplo.

 

São apenas 3 os Óleos Essenciais que, à partida, podes aplicar diretamente na pele: a Lavanda, a Árvore de Chá (Tea Tree) e a Hortelã-Pimenta. Mas mesmo antes de utilizares estes, deves sempre fazer um teste de sensibilidade no interior do pulso, para te certificares que não existe reação.

 

2. Massagem

Para fazeres a aplicação através de massagem basta diluíres previamente o Óleo Essencial num Óleo Vegetal ou Creme Biológico e massajar a zona dolorida.

 

3. Banhos

É uma das formas mais potentes no tratamento com Óleos Essenciais, pois atua em todos os sentidos do organismo – é feita a absorção pela pele e inalação em simultâneo. Para além disso, a própria imersão do corpo na água proporciona um efeito super relaxante.

 

Dilui previamente o Óleo Essencial (podes utilizar mais do que um) em Óleo Vegetal e só depois adicionas a mistura à água da banheira, mais fria ou mais quente de acordo com o que pretendes tratar. Deves ficar em imersão no mínimo durante 20 minutos. No final secas-te apenas com uma toalha, sem passar o corpo por água.

 

4. Bochechos e Gargarejos

Num copo com água juntam-se os Óleos Essenciais, previamente diluídos numa colher de azeite ou óleo de sésamo, por exemplo. O preparado não deve ser ingerido! Depois de feito o bochecho ou gargarejo deve-se deitar fora.

 

5. Ingestão

É a última forma de utilização a que deves recorrer e é feita apenas sob a orientação e acompanhamento por um profissional qualificado e experiente. A ingestão requer um conhecimento muito profundo dos Óleos Essenciais: se não for bem executada pode causar danos graves no organismo.

 

Os Óleos Essenciais têm que ser SEMPRE diluídos previamente numa gordura, e NUNCA em água! (eles não se diluem em água).

Existem muitos Óleos que não podem ser ingeridos por isso, na dúvida não ingiras! Mesmo que encontres nas suas indicações que são benéficos para o sistema digestivo, a sua aplicação pode ser feita através de massagem na zona abdominal, por exemplo.

 

A Aromaterapia tem imensos benefícios, mas é necessário que te dediques ao estudo profundo dos Óleos Essenciais, para que os consigas utilizar com segurança e eficácia.

 

Atenção: Estas sugestões de tratamento têm caráter meramente informativo. Não dispensam a avaliação por um profissional de saúde. Como qualquer tratamento, é necessário teres conhecimento para fazer o uso correto dos Óleos Essenciais e aproveitar todo o seu potencial terapêutico com segurança. É importante garantires que não há contraindicação na sua aplicação, para não causar dano no utilizador.
Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade