Select Page

Óleo Essencial de Tea Tree

Óleo Essencial

Partilha nas tuas redes sociais:

O Óleo Essencial de Tea Tree ou Árvore de Chá é um dos mais conhecidos e o 2º mais utilizado em todo o mundo! De seu nome científico Melaleuca alternifolia, é um Óleo Essencial muito versátil e com imensas aplicações que vão desde os problemas de pele, como por exemplo o acne, à candidíase, otites ou micoses!

 

Tal como os restantes Óleos Essenciais, o Tea Tree tem uma caraterística muito interessante: não permite que as bactérias e os vírus criem resistência. Isto acontece porque os OEs não são compostos apenas por um constituinte – eles têm dezenas ou mesmo centenas de constituintes e, por esse motivo, uma bactéria pode ser resistente a alguns deles, mas não consegue resistir a todos! Os Óleos Essenciais têm um papel muito interessante no combate a várias patologias, principalmente infecciosas.

 

Propriedades do Óleo Essencial de Tea Tree:

 

O Óleo Essencial de Árvore de Chá apresenta imensas propriedades, mas é mais utilizado pela sua capacidade anti-bacteriana e antivírica de largo espectro. É também um excelente antifúngico, anti-inflamatório, antisséptico, analgésico e imunoestimulante.

 

Algumas aplicações

 

Qualquer que seja a patologia a tratar, nunca é de mais reforçar que o mais importante é sempre perceberes a parte emocional, ou seja, o que é que levou ao aparecimento da doença física? Só depois de seres capaz de responder a esta questão é que conseguirás resolver verdadeiramente o problema.

 

  • Graças à sua ação antisséptica, é ótimo para desinfetar superfícies de feridas e cortes.

 

  • As micoses em fases iniciais podem ser facilmente tratadas com este OE. No entanto, quando se trata de micoses mais antigas o Tea Tree pode não ser suficiente e, nestes casos, talvez seja necessário recorreres à combinação com outros.

 

  • Resulta muito bem em situações de acne, mas não te esqueças que é muito importante limpares previamente a pele e as mãos antes de fazeres a aplicação. Quando se trata deste tratamento é importante teres em consideração que numa fase inicial a situação poderá “piorar” antes de melhorar – a chamada “crise de cura”.

 

  • É um bom OE para colocares num difusor para purificar o ar quando alguém em casa está doente (constipado, por exemplo), diminuindo a probabilidade de contaminação entre as pessoas que coabitam, além de estimular o sistema imunitário.

 

  • Ajuda a tratar infeções ginecológicas: vaginites, vulvites, herpes genital, candidíase, entre outras.

 

  • Pela sua ação anti-infeciosa, também o podes utilizar em infeções bocais, como gengivites, periodontites ou abcessos dentários, por exemplo.

 

  • E nas otites, sinusites, faringites, amigdalites. Para ajudar nestes sintomas físicos, a melhor opção será colocá-lo num difusor por nebulização – onde são colocados os OEs puros.

 

 

Cuidados a ter com o OE de Tea Tree

 

De forma geral, este Óleo Essencial apresenta poucas contraindicações, se for utilizado corretamente.

Apesar de ser um dos poucos Óleos que (à partida) pode ser utilizado puro na pele, se tiveres pele sensível deverás evitar fazê-lo, pois pode causar alguma irritação. Deves optar por diluir sempre num óleo vegetal ou gordura.

** São 3 os Óleos Essenciais que, à partida, podem ser utilizados puros na pele: a Lavanda, a Hortelã-Pimenta e a Árvore de Chá. No entanto, mesmo quando utilizas um destes, deves pelo menos fazer sempre um teste de sensibilidade primeiro, de forma a garantires que não existe reação.

 

Agora que já conheces algumas das muitas aplicações do Óleo Essencial de Tea Tree nunca é de mais relembrar que o mais importante, para além de seres capaz de identificar os motivos por trás dos sintomas físicos, é estudares em profundidade os Óleos Essenciais, as suas formas de aplicação, as possíveis contraindicações e a forma como atuam no organismo!

 

Atenção: Estas sugestões de tratamento têm caráter meramente informativo. Não dispensam a avaliação por um profissional de saúde. Como qualquer tratamento, é necessário teres conhecimento para fazer o uso correto dos Óleos Essenciais e aproveitar todo o seu potencial terapêutico com segurança. É importante garantires que não há contraindicação na sua aplicação, para não causar dano no utilizador.
Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade