A Aromaterapia pode ser uma solução muito eficaz em várias patologias relacionadas com a Saúde Mental. No entanto, é sempre importante reforçar que cada caso é um caso e deve ser sempre feita uma avaliação individual.
É muito importante perceberes que a saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde: não é possível teres saúde física desequilibrada e saúde mental equilibrada ou vice-versa. O grande lema é “Menta sã em corpo são”.
Como é que os Óleos Essenciais podem ajudar na Saúde Mental?
A maior parte das patologias mentais têm origem em traumas e em situações emocionais muito profundas.
Os Óleos Essenciais são uma ferramenta incrível e têm imensas potencialidades, nomeadamente no equilíbrio emocional, pois eles atuam diretamente no sistema límbico, o centro das nossas emoções. Maioritariamente, sempre que pretendes trabalhar a parte emocional deves utilizar os Óleos Essenciais através da inalação.
Na parte física um Óleo Essencial atua farmacologicamente, porque é composto por moléculas químicas. Mas quando falamos da parte emocional temos que ter em atenção as memórias olfativas de cada indivíduo e por isso é que devemos testar vários Óleos até chegarmos ao mais adequado.
Alguns problemas de Saúde Mental mais frequentes:
– Stress
– Depressão
– Outros como perturbações psicóticas, esquizofrenia, demências, etc
Em termos gerais, estima-se que 30 em cada 100 pessoas vão sofrer ou já sofreram com problemas de saúde mental. E destas, estima-se que 12 pessoas tenham um problema mental mais grave, sendo a depressão a doença mais frequente.
Algumas fases da vida causam “mais facilmente” perturbações da nossa saúde mental, tais como: a entrada numa nova escola, a adolescência, a menopausa, o envelhecimento, ou acontecimentos mais concretos, como por exemplo a morte de alguém próximo, uma separação, desemprego, dificuldades financeiras, a entrada na fase da reforma, entre outras.
Não desvalorizes as situações difíceis pelas quais estás ou podes vir a passar, para seres capaz de as ultrapassar definitivamente e não ficares presa a elas e a esse sofrimento.
“Na vida a dor é inevitável, o sofrimento é opcional.”
Este entendimento não nasce da noite para o dia e tens que o trabalhar diariamente ao longo de toda a vida – não é uma chegada, é um caminho.
A dificuldades funcionam como terrenos férteis para o desenvolvimento de problemas de Saúde Mental. E a maturidade emocional de cada pessoa é o que vai condicionar a progressão ou não deste tipo de doenças. Pessoas com imaturidade emocional vêm problemas em todo o lado, culpam os outros e não assumem a responsabilidade perante a sua própria vida e as suas ações; não têm a capacidade para lidar com as adversidades que vão surgindo.
“A inteligência emocional é um dos grandes pilares do nosso bem-estar e da nossa vida.”
O Stress é um dos grandes problemas da atualidade, mas as pessoas não são todas iguais. Se o stress é um problema que te afeta, deves perceber o motivo que te provoca esse stress para conseguires resolver verdadeiramente o problema. O stress começa na mente, mas rapidamente há uma somatização das emoções no corpo que se pode manifestar, por exemplo, através de uma reação na pele, dores de barriga, diarreia ou até um ataque cardíaco.
Mas, se for moderado, o stress não tem que ser visto como algo apenas mau. Em determinadas situações, um pouco de stress pode ser útil para alcançar determinados objetivos ou até ajudar na criatividade e no aumento do foco, por exemplo.
Quando se prolonga demasiado no tempo (em excesso) é que o stress não é benéfico, pois as suprarrenais entram em esforço e o sistema imunitário vai diminuir. Isto causa tensão a nível muscular, respiração mais curta e acelerada, dores de cabeça, insónias, falta de apetite, nervosismo e/ou irritabilidade.
Para conseguires tratar eficazmente o stress, este deve ser aliviado de uma forma física, emocional e mental.
Como é que os Óleos Essenciais podem ajudar em questões relacionadas com a Saúde Mental?
De uma forma genérica, podemos dividir os Óleos Essenciais em 3 categorias:
– Relaxamento e sedantes – O Incenso, o Ylang-ylang, a Mirra, o Sândalo, o Neroli e a Lavanda, podem ser muito úteis em casos de depressão, por exemplo (é sempre importante analisar se a pessoa rejeita ou não estes Óleos).
– Relaxamento, mas pela alegria – Para as pessoas que estão tristes ou muito em baixo, não têm vontade de viver nem alegria na vida, temos que recorrer aos Óleos que relaxam, mas pela alegria. De uma forma geral todos os cítricos, como a Laranja, o Limão, a Tangerina ou a Bergamota são boas opções.
– Os que dão uma espécie de “abanão” à pessoa – Quando a pessoa está deprimida, não tem vontade de fazer nada, não mostra interesses, o Óleo Essencial de Manjericão Sagrado funciona quase como um “estalo” na cara que a pessoa precisa de receber para como que acordar para a vida.
Todos os Óleos Essenciais que têm ação digestiva também nos ajudam a digerir melhor as emoções e a manter a calma, como o Manjericão exótico, o Anis estrelado, o Funcho, o Coentro, os cítricos, entre outros.
Os Óleos Essenciais trabalham o sistema nervoso como um todo e, por isso, é fundamental perceberes a razão do teu desequilíbrio / a origem do teu problema, para conseguires escolher os mais adequados à tua situação.