Select Page

Como os Óleos Essenciais podem ajudar nos Vícios

vícios

Partilha nas tuas redes sociais:

Um vício é um mecanismo de fuga emocional que a pessoa desenvolve para tentar escapar à sua dor ou desconforto por meio do prazer, funcionando como um sistema de recompensa. A pessoa tenta suprimir a dor através de algo que lhe dá prazer momentâneo, mas quando termina a dor “regressa” (pois na verdade estava a ser apenas abafada).

 

É assim que se desencadeia um vício: pela recorrência constante à fonte de prazer, para não ter que encarar a dor. A organização mundial da saúde considera mesmo o vício como uma doença física e psicoemocional.

 

“Pessoas que não sabem lidar com as suas emoções, encontram nos vícios uma forma de fugir do seu mundo interior.”

 

Independentemente do vício, ele é sempre um sintoma e é necessário chegar à origem do problema que causa essa dependência ou vício na pessoa.

A Aromaterapia é uma ferramenta muito eficaz no tratamento de todo o tipo de vícios, pois a sua origem é sempre a mesma – traumas emocionais.

 

Alguns vícios que os Óleos Essenciais podem ajudar a ultrapassar:

 

– Tabaco

– Compulsão alimentar

– Bebida

– Consumo de drogas

– Sexo

– Jogos

– Internet/ redes sociais

– Toma excessiva de medicamentos

– Trabalhar demasiado

 

O que diferencia um hábito de um vício?

 

É o prejuízo que essa ação ou comportamento tem na vida de uma pessoa. Enquanto que os hábitos podem ser incluídos ou retirados da nossa rotina, um vício é algo que a pessoa não consegue parar de repetir, e que tem um impacto muito negativo na sua qualidade de vida.

Mesmo uma atividade como o desporto, que aparentemente é algo bom, a partir do momento em que se transforma num vício deixa de ser saudável.

 

O que é que leva uma pessoa a criar vícios?

 

A pessoa desenvolve um vício para suprimir um vazio emocional, como uma dor, desconforto ou a falta de sentido na vida. Na maioria das vezes, estes vazios emocionais estão relacionados com a infância e, por isso, acaba por ser mais difícil conseguir tomar consciência da razão que cria esse vazio.

 

Todas as pessoas com algum tipo de dependência passaram por um trauma na infância.

 

Os adultos que criam vícios foram crianças que em algum momento da sua infância sentiram que não eram boas o suficiente. Isto pode resultar de vários aspetos, como por exemplo, a ausência dos pais (pais que trabalham muito são considerados ausentes), receber muitas críticas, entender/interpretar uma determinada situação de forma errada ou alguma experiência traumática.

Como é que os Óleos Essenciais podem ajudar a superar vícios?

 

Os Óleos Essenciais são uma ferramenta incrível no equilíbrio emocional – eles atuam diretamente no sistema límbico, também conhecido como “o centro das nossas emoções”.

 

– Dependência de Álcool – Os Óleos Essenciais de Limão, Helichrysum (também conhecido como Erva caril), Toranja, Lavanda, Hortelã-pimenta e o Bálsamo de Copaíba são boas opções para utilizar nesta situação de dependência química.

 

– Dependência de drogas – A Toranja, a Lavanda angustifólia, o Manjericão, o Sândalo, a Laranja Doce, a Camomila romana e a Gualtéria são Óleos que atuam de forma muito profunda a nível emocional e ajudam a pessoa a ficar mais calma e tranquila.

 

– Tabaco – Existem 3 Óleos Essenciais muito utilizados para ajudar a deixar de fumar: a Toranja, a Pimenta preta e a Hortelã-pimenta.

 

– Dependência de açúcar / compulsão alimentar – A Toranja, o Manjericão e a Verbena exótica auxiliam a pessoa a preencher o vazio que tenta ocupar com a comida.

 

– Sexo – A Manjerona e a Lavanda Angustifolia vão diminuir ligeiramente a libido e, portanto, ajudar a controlar este vício.

 

– Trabalhar em excesso – O Óleo Essencial de Gerânio, o Manjericão, a Laranja Doce e a Lavanda trazem à pessoa o seu centro de poder.

 

– Jogos – Óleos como o Vetiver, o Zimbro e a Bergamota vão ajudar a enraizar, a dar a noção do quão perigoso pode ser o que estão a fazer, por exemplo, nos jogos a dinheiro.

 

Se tens algum vício, independentemente de qual for, tenta perceber qual é a necessidade que ele te suprime, e lembra-te que só serás capaz de aprender a lidar com ele quando conseguires enfrentar e lidar com as tuas emoções!

 

A principal pergunta que te deves fazer não é “que vício é que eu tenho?”, mas sim “qual é a dor que eu tenho?”

 

 

Atenção: Estas sugestões de tratamento têm caráter meramente informativo. Não dispensam a avaliação por um profissional de saúde. Como qualquer tratamento, é necessário teres conhecimento para fazer o uso correto dos Óleos Essenciais e aproveitar todo o seu potencial terapêutico com segurança. É importante garantires que não há contraindicação na sua aplicação, para não causar dano no utilizador.
Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade