A Aromaterapia Clínica Integrativa pode ser incorporada em imensas profissões, e não apenas nas diretamente ligadas à área da saúde. Qualquer que seja a tua profissão, os Óleos Essenciais podem ajudar-te a potenciar ainda mais os teus resultados e, consequentemente, serem um excelente aliado na tua atividade profissional.
De que forma é que a Aromaterapia Clínica Integrativa te pode ajudar a potenciar os resultados da tua profissão?
Quer pretendas ser Aromaterapeuta Profissional ou utilizar a Aromaterapia como um complemento da tua atividade, não necessitas de ter conhecimentos prévios sobre o uso dos Óleos Essenciais para teres sucesso.
Se estás a começar do zero, és capaz de estudar em profundidade e adquirir conhecimento profundo que te vai permitir transformar a Aromaterapia na tua própria profissão ou como aliada da atividade profissional que já exerces, mesmo que não trabalhes na área da saúde.
“A Aromaterapia é uma terapia complementar e não alternativa – não tens de escolher uma em alternativa a outra, mas sim adquirir conhecimento profundo que te permite ter este complemento.”
Exemplos de profissões em que podes utilizar a Aromaterapia como complemento:
– Psicólogos – Enfermeiros
– Farmacêuticos – Professores
– Nutricionistas – Médicos
– Fisioterapeutas – Esteticistas
– Estudantes – Trabalhadores de escritório em geral
– Contabilistas, advogados
– Terapias não convencionais (medicina chinesa, naturopatia, osteopatia, medicina ayurveda, reiki, etc)
– E muitas outras!
– Nutricionistas – Se és nutricionista podes (e deves) aliar a Aromaterapia Clínica em imensas situações – processos de emagrecimento, de ganho de peso, acompanhamento de hábitos alimentares específicos para algumas doenças, etc. Pegando no exemplo do emagrecimento, o Nutricionista pode recorrer aos Óleos Essenciais para ajudar os seus pacientes no controlo da ansiedade que leva a comer a demasia (como o Óleo de Toranja ou Lavanda); a diminuir o apetite (como o Óleo de Patchouli); para controlar o colesterol (como o Óleo de Limão); problemas de tiroide (dependendo do problema, Óleos como o Lemongrass ou a Mirra); diabetes (como o Óleo de Canela); hipertensão (como o Óleo de Manjerona, Lavanda ou o Ylang-ylang).
– Consultório de psicologia – Se és psicólogo/a podes beneficiar imenso com o complemento da Aromaterapia nas tuas consultas, pois como atuam diretamente no sistema límbico, os Óleos Essenciais são muito eficazes a nível emocional. Podes ajudar os teus pacientes no tratamento da depressão (com o Óleo Essencial de Neroli, Palmarosa, Melissa, entre outros); em situações de ansiedade ou ataques de pânico (o Óleo de Tangerina ou a Lavanda angustifolia são boas opções); perturbações de hiperatividade de défice de atenção (o Incenso ou o Vetiver são Óleos que podem ajudar nestas situações); fobias/medos (o Cedro e o Limão trabalham muito bem a emoção do medo).
Quando os psicólogos introduzem a Aromaterapia Clínica Integrativa nas suas consultas conseguem resultados muito diferenciadores e é frequente conseguirem aumentar o número de marcações na sua agenda e consequentemente o valor da consulta.
– Fisioterapia / osteopatia/ massagem – os Óleos Essenciais têm ações anti-inflamatórias muito potentes, ações analgésicas, relaxantes musculares, entre outras, pelo que os podes utilizar em imensas situações ligadas a estas atividades profissionais. De acordo com a técnica que é utilizada, qualquer um destes profissionais pode acrescentar Óleos Essenciais para potenciar muito os seus resultados. Por exemplo, a Hortelã-pimenta na dor ciática tem imensos resultados, por ser um excelente analgésico e anti-inflamatório; o Bálsamo de Copaíba e o Incenso ajudam nas artrites e nas artroses; a Gualtéria, o Gengibre e o Alecrim são muito eficazes no alívio das dores musculares; a Hortelã-pimenta, a Camomila alemã são opções interessantes para aplicar nas entorses.
– Professores – a utilização da Aromaterapia na sala de aula requer um conhecimento profundo dos Óleo Essenciais, pois falamos da sua aplicação nas crianças. Os cítricos, como a Laranja Doce, são boas opções para tranquilizar o ambiente, enquanto que o Limão ajuda a aumentar foco e a concentração das crianças e do próprio professor.
– Enfermeiros – Apesar de esta aplicação prática ainda não ser possível na maioria dos hospitais, os enfermeiros que trabalham ao domicílio ou em clínicas privadas recorrem à Aromaterapia para ajudar no equilíbrio emocional dos seus doentes (para descobrir a origem da patologia física, por exemplo), pois existe uma maior abertura para a utilização desta terapia complementar. Para além suporte emocional, os Óleos Essenciais também têm uma grande eficácia terapêutica a nível físico: no tratamento, desinfeção ou cicatrização de feridas (como o Óleo de Árvore de Chá ou Lavanda); em questões relacionadas com a saúde feminina (como o Óleo de Gerânio ou a Salva, muito utilizados na regulação hormonal), entre outras situações.
– Trabalhos em ambiente de escritório – os Óleos Essenciais podem ser utilizados para, por exemplo, ajudar na gestão do stress.
Qualquer que seja a tua profissão, os benefícios de incorporares os Óleos Essenciais na tua atividade são imensos! E tu, melhor do que ninguém saberás como tirar o melhor partido possível destas incríveis gotas naturais de forma a potenciares os teus resultados! Lembra-te que no final do dia, o mais importante é fazeres aquilo que gostas, colocares o teu propósito em ação e fazeres a diferença no mundo! Faz aquilo que amas e coloca aquilo que amas fazer ao serviço dos outros.
“Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” – Confúcio