O tema “emagrecimento” desperta bastante interesse, tanto pela questão estética, como pela questão da saúde.
É muito importante relembrar que um processo de perda de peso deve ser feito de forma consistente, segura e saudável e de dentro para fora: é através da parte emocional que consegues equilibrar o corpo para teres mais saúde, para te sentires mais confiante e teres melhor qualidade de vida de uma forma geral. E é aqui que os Óleos Essenciais podem ter um papel muito importante!
Quais são as emoções escondidas por trás da dificuldade em perder peso?
É comum olharmos para o excesso de peso como algo APENAS ligado à má alimentação e à falta de exercício físico. Mas é preciso pensar mais além, e perceber quais os motivos que levam uma pessoa a comer em excesso ou porque razão não tem força de vontade para praticar atividade física.
Através da Aromaterapia Clínica conseguimos identificar o padrão de comportamento que impede uma pessoa de perder peso e de manter uma boa relação com o próprio corpo. Apesar de o excesso de peso poder ter vários motivos (como a genética, maus hábitos alimentares, distúrbios hormonais, sedentarismo, menopausa, gravidez, etc), a causa emocional é, na maioria das vezes, a principal!
Emocionalmente o excesso de peso funciona como um mecanismo de proteção, onde a gordura representa uma espécie de “casulo”, no qual a pessoa se esconde dos seus medos, perdas, mágoas, inseguranças, etc. Quanto mais tentar fugir a estas questões, mais se vai envolver neste mecanismo de defesa inconsciente – o inconsciente cria este mecanismo para se proteger daquilo que o consciente não está a conseguir ou não sabe lidar. Nestes casos, é fundamental alinhar as duas mentes, consciente e inconsciente, para ter sucesso!
Como é que a Aromaterapia Clínica pode ajudar?
A obesidade deve ser entendida como uma fragilidade interior e se tu estás num processo de emagrecimento tens que entender com o que é que não estás a conseguir lidar, procurando a origem da fragilidade. Isto significa que tens que perceber do que é que estás a querer fugir ou do que te queres proteger: o excesso de peso não é o “verdadeiro” problema, mas sim o sintoma de algo que não está bem.
Apesar de alguns Óleos Essenciais potenciarem a perda de peso, o mais importante é atuar a nível emocional. Uma boa indicação de Óleos Essenciais pode ajudar a resgatar a consciência dos motivos que te levam a comer em demasia, como stress e ansiedade, por exemplo.
Muitas pessoas não se apercebem daquilo que as conduziu ao aumento de peso. Por esta razão, antes de ser recomendado qualquer tipo de OE, é muito importante que faças uma introspeção para que consigas perceber a origem do problema/ a emoção por trás do ganho de peso: Quando começaste a ganhar peso? O que aconteceu nessa altura? O que podes fazer agora para combater isso?
Trabalhar a perda de peso através da utilização de Óleos Essenciais
Durante um processo de emagrecimento é muito importante fazeres uma desintoxicação. Uma boa opção é através de infusões – a que apresento de seguida vai ajudar-te a limpar o organismo e a melhorar o processo digestivo:
- Sugestão de Infusão: 1 colher de sobremesa de Cardo Mariano, Dente de Leão, Alcachofra, Hortelã-Pimenta e Erva-Príncipe para 1,5 litros de água, acabada de ferver (90º). Deixar repousar durante cerca de 5-10min, retirar as ervas e beber. Fazer sempre no próprio dia e não beber depois das 18h da tarde.
Sempre que pretendes utilizar os Óleos Essenciais a nível emocional, a melhor forma é através da inalação – vão ter ligação direta ao teu sistema límbico, conhecido como o regulador das emoções.
- Controlar o apetite: Óleo Essencial de Funcho ou de Patchouli – inalar diretamente do frasco (sem tocar nas narinas). Fazer 7 inalações profundas seguidas, cerca de 3 a 4 vezes por dia. Promove o relaxamento e, consequentemente, ajuda a baixar os níveis de cortisol.
- Acelerar o metabolismo: Óleo Essencial de Pimenta Negra ou de Alecrim, através da inalação ou massagem. Não uses o OE de Alecrim se tiveres tensão arterial elevada.
- Retenção de líquidos: Óleo Essencial de Zimbro, Ciprés, Limão, Cedro ou Alecrim, através de massagem (previamente diluídos num Óleo Vegetal), pode ajudar a desintoxicar o organismo e têm ação drenante, se não houver contraindicação.
Não te esqueças que a utilização dos Óleos Essenciais deve servir apenas como um auxílio à prática de atividade física regular e alimentação mais saudável, caso contrário, evidentemente que não terás os resultados pretendidos.
O mais importante é investires sempre no teu auto-conhecimento e os Óleos Essenciais podem ajudar-te a conduzir essa viagem interior. Eles são uma ferramenta muito poderosa para perceberes qual é a emoção que está associada a determinado problema.
Se tiveres a coragem de te aventurares, terás grandes transformações na tua vida!