A Ansiedade afeta e preocupa cada vez mais pessoas e é considerada pela Organização Mundial da Saúde um dos grandes problemas da atualidade. Apesar de todas as pessoas sentirem alguma ansiedade em determinados momentos ou fases da vida, quando se prolonga no tempo e se manifesta de forma intensa, têm um impacto muito negativo na tua qualidade de vida.
Se és uma pessoa (muito) ansiosa é importante perceberes que, tal como as restantes patologias, a ansiedade esconde uma emoção primária – o medo!
Apesar de a emoção base por trás da ansiedade ser o medo, os motivos que a fazem despoletar são sempre diferentes de pessoa para pessoa. Tens que ser capaz de identificar qual é o verdadeiro motivo que te provoca ansiedade.
Para resolveres verdadeiramente o problema, tens que atuar na sua origem!
A ansiedade bloqueia a capacidade de viveres o momento presente. Isto significa que estás sempre no passado ou no futuro e que tens dificuldade em viver no agora. Desta forma acabas por fugir da realidade da tua própria vida!
Com a correria e as exigências do dia a dia torna-se praticamente impossível alguém viver sem qualquer tipo de ansiedade. Mas tens que ter a capacidade de tomar controlo sobre a tua mente e é aqui que os Óleos Essenciais vão ser um grande aliado, pois atuam diretamente no sistema límbico, regulando as emoções.
Para conseguires ultrapassar essa ansiedade constante é necessário saberes qual é a sua origem, para poderes utilizar os Óleos Essenciais corretos. Se os utilizares sem conheceres a verdadeira causa do problema, vais apenas diminuir os sintomas – apesar de te proporcionarem uma sensação de bem-estar, a causa vai continuar lá (vai ser um alívio de curta-duração)!
Óleos Essenciais que ajudam na Ansiedade:
– Lavanda Angustifolia – efeito calmante e relaxante; melhora a qualidade do sono; útil em situações de ataques de pânico.
– Limão – boa opção para utilizares em períodos mais tensos da tua vida; ajuda a lidar de forma equilibrada com as tensões diárias; traz alegria e boa disposição, clareza mental e foco.
– Verbena Exótica – proporciona um relaxamento profundo; ajuda no equilíbrio entre a razão e a emoção (o que a pessoa pensa e sente).
– Ylang-ylang – efeito sedativo; controla o stress e a ansiedade; diminui os batimentos cardíacos; hipotensor.
– Patchouli – sedante em situações laborais; boa opção para utilizares quando a mente não para.
Formas de Utilização destes Óleos Essenciais:
A melhor forma para trabalhares a parte emocional é através da inalação:
- Diretamente do frasco
- Colocando num difusor
- Através de massagem (além da absorção tópica dos Óleos Essenciais, na massagem também ocorre inalação).
Viver no aqui e no agora é fundamental para a tua saúde mental! Para acalmares a tua mente diariamente podes recorrer a técnicas como a meditação (existem várias), yoga ou mindfulness. Quando combinadas com o uso consciente dos Óleos Essenciais, os resultados podem ser significativamente melhores!