O Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta (Mentha x Piperita) tem imensas aplicações terapêuticas, sendo um dos mais procurados em todo o mundo! Graças ao seu aroma bastante agradável e refrescante, a grande maioria das pessoas elege-o como o seu favorito! Este Óleo Essencial super versátil é um verdadeiro indispensável para teres em casa!
Existem várias espécies de hortelãs pelo que é muito importante teres sempre a certeza que sabes qual estás a utilizar – apesar de algumas variedades terem ações terapêuticas idênticas, outras são muito diferentes. Para garantires que estás a usar a hortelã pretendida, basta verificares o nome científico que consta na embalagem.
Aplicações da Hortelã-Pimenta
- É um dos OEs mais utilizados na parte gastrointestinal. Vários estudos comprovam a sua ação terapêutica nas gastrites, nas úlceras pépticas, na dispepsia, nas náuseas, enjoos e vómitos, na síndrome do intestino irritável, na doença de crohn, entre outros! A Hortelã-Pimenta é utilizada para controlar e ajudar a ultrapassar estas patologias. Para além disso, tem também ação carminativa, ou seja, impede a acumulação de gases no sistema digestivo, eliminado a sensação de inchaço e desconforto. Após uma refeição mais pesada, por exemplo, podes fazer a aplicação através de massagem abdominal.
- Enquanto ajuda na questão dos gases intestinais e estomacais, tem também ação antiespasmódica – funciona bem não só nas cólicas intestinais, mas também nas menstruais (apresenta ação analgésica).
- O OE de Hortelã-Pimenta tem ainda ação antifúngica, antivírica e antibacteriana. Podes utilizá-lo em algumas patologias bocais como, por exemplo, nas gengivites, aftas, inflamações da boca de uma forma geral, herpes ou para ajudar a combater o mau hálito.
- É no combate às dores de cabeça e enxaquecas que a Hortelã-Pimenta é mais conhecida e nas dores em geral, funcionando como um analgésico e anti-inflamatório. Alivia as dores musculares, esqueléticas, entorses, hematomas e tendinites. Para fazer aplicação tópica através de massagem deves diluir previamente num Óleo Vegetal.
* Apesar de ser um dos poucos Óleos Essenciais que, à partida, pode ser utilizado diretamente na pele, é preferível diluíres previamente num Óleo ou gordura vegetal. Se o fores aplicar puro na pele, faz sempre um teste de sensibilidade primeiro de forma a garantires que não existe reação (na dobra do cotovelo ou no pulso, por exemplo).
- A Hortelã-Pimenta também pode ajudar nas varizes ou nas pernas pesadas e/ou inchadas.
- Vários estudos comprovam a eficácia do Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta no tratamento da queda de cabelo!
- É muito utilizado para combater as gripes e constipações, rinites e sinusites, bronquites ou tosse irritativa. Não só permite desobstruir as vias respiratórias, mas também ajuda em inflamações a nível dos seios paranasais, graças à sua ação anti-inflamatória.
- Relativamente à parte emocional, a Hortelã-Pimenta vai ajudar-te a despertar, a ficar com mais energia e mais bem disposta. É um OE revigorante, estimulante mental, dá foco e determinação.
As aplicações da Hortelã-Pimenta nunca mais acabam, o que faz com que seja realmente um ótimo OE para ter por perto. Serve também como um bom exemplo para perceberes que não é necessário teres imensos Óleos Essenciais em casa para conseguires atuar em várias situações.
Alguns cuidados a ter
Deves utilizar a Hortelã-Pimenta sempre com conhecimento profundo dos Óleos Essenciais, pois existem situações que requerem especial cuidado na sua utilização – pode apresentar ação neurotóxica e potencialmente abortiva. Eis alguns exemplos de situações em que o uso deste OE é contraindicado:
- Não utilizes na gravidez, nem durante a amamentação;
- Não utilizes em pessoas com problemas neurológicos e/ou outros problemas associados;
- Pessoas hipertensas não devem usar durante mais do que 15 dias seguidos (e sempre em concentrações muito baixas);
- Preferencialmente não utilizes à noite – tem efeito estimulante e, por isso, pode interferir no teu sono;
- Não deve ser usado durante tratamentos homeopáticos (o OE retira o efeito dos homeopáticos);
- Evita usar em crianças com menos de 5 anos de idade.
Apesar de poderes beneficiar imenso com a aplicação dos Óleos Essenciais em várias patologias e em situações do dia-a-dia, isso não significa que deves olhar para eles como substitutos da medicação química, mas sim como uma forma de reduzir o seu consumo, através de opções naturais – sempre com conhecimento profundo e/ou devidamente orientado por um profissional qualificado!