Select Page

Óleos Essenciais: principais erros que as pessoas cometem

Partilha nas tuas redes sociais:

Com o crescimento do interesse pela Aromaterapia, cada vez mais vemos as pessoas a fazerem um uso incorreto dos Óleos Essenciais. Esta utilização e recomendação sem conhecimento profundo não só faz com que os resultados obtidos não sejam os desejados, como podem trazer algumas consequências para a saúde de quem os utiliza. Neste artigo vou-te apresentar os principais erros que as pessoas cometem, por falta de conhecimento, quando utilizam Óleos Essenciais.

 

1. Aplicação pura diretamente na pele

Os Óleos Essenciais são extremamente concentrados e, por isso, tens que os diluir SEMPRE antes de fazeres aplicação tópica (na pele).

São poucos os Óleos Essenciais que podes aplicar diretamente na pele:

 

No entanto, até quando utilizas estes OEs, deves fazer um teste de sensibilidade no interior do pulso ou na dobra do cotovelo (zona de pele mais fina e sensível).

 

2. Fazer diluições em produtos que não são de origem biológica

Escolhe apenas produtos com certificação biológica para diluir os teus Óleos. Quer seja em cremes, champôs ou outros, não adiciones gotas de um OE em produtos “tradicionais”.

 

3. Fazer diluições em Água

Os Óleos Essenciais NUNCA se diluem em água, até porque não se misturam – tal como acontece com o azeite, são imiscíveis.

 

4. Usar utensílios de plástico

Quando fazes algum tipo de manipulação (diluição, por exemplo) com Óleos na sua forma pura, não deves utilizar nenhum utensílio de plástico, pois vai ser corroído pelo OE. Opta sempre por material de madeira ou vidro.

 

5. Diluições demasiado concentradas

Não existe a necessidade de sobrecarregar o organismo com concentrações demasiado elevadas. É preciso saber fazer diluições de forma correta e segura, de acordo com a finalidade, com as caraterísticas dos OE, com o local onde vais aplicar e com o utilizador.

 

Para fazeres um uso correto dos Óleos Essenciais e retirares o maior número de benefícios possível da Aromaterapia deves procurar conhecimento em fontes credíveis e seguras e aprender a filtrar a informação que circula na internet! Os Óleos Essenciais são fantásticos e podem-te ajudar em imensas situações do teu dia-a-dia e até em situações mais complexas que eventualmente poderás enfrentar. Mas para isso deverás fazer um uso consciente e seguro, para obteres os resultados que pretendes!

 

Atenção: Estas sugestões de tratamento têm caráter meramente informativo. Não dispensam a avaliação por um profissional de saúde. Como qualquer tratamento, é necessário teres conhecimento para fazer o uso correto dos Óleos Essenciais e aproveitar todo o seu potencial terapêutico com segurança. É importante garantires que não há contraindicação na sua aplicação, para não causar dano no utilizador.

 

Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade