Há 18 anos atrás, quando comecei a despertar o meu gosto pelos Óleos Essenciais a maior dificuldade que senti foi saber exatamente por onde começar …. Existem tantos Óleos Essenciais disponíveis no mercado que achava que precisava de comprar todos! Mas hoje posso garantir-te que estava enganada!
Com poucos Óleos Essenciais consegues atuar em várias situações, desde que os saibas escolher corretamente, de acordo com as tuas necessidades e as da tua família!
Uma das grandes maravilhas destas incríveis gotas naturais é o facto de serem constituídos por várias substâncias químicas com diversos efeitos terapêuticos. Isto significa que um só Óleo Essencial pode ser eficaz no tratamento de inúmeras patologias!
É muito importante teres em mente que não adianta adquirires muitos Óleos Essenciais se não souberes utilizar metade deles! Hoje em dia existem vários “kits” de Aromaterapia disponíveis no mercado, que supostamente facilitam a sua utilização. No entanto, as pessoas que os compram acabam por não saber como utilizar a grande maioria …
“Ter um Óleo que até sei para que serve, mas que não preciso dele acaba por também não fazer muito sentido”
Procura criar uma aromateca versátil, personalizada e adaptada às tuas necessidades e verás que podes ter aliados maravilhosos dentro de uma pequena caixinha!
Adquire os teus Óleos à medida que vais aprofundando o teu conhecimento e que vão surgindo as situações em que os podes utilizar. Esta é a melhor forma de não os deixares fechados dentro de um armário e de não teres que gastar uma grande quantia de dinheiro de uma vez só.
Quais são os Óleos que deves começar por utilizar?
Existem alguns Óleos Essenciais que, por norma, são os mais utilizados pelos iniciantes na Aromaterapia, por apresentarem uma ação terapêutica mais vasta (versatilidade de aplicações).
No entanto, é fundamental fazeres sempre uma avaliação das necessidades próprias ou para utilização em meio familiar, antes de investires na aquisição dos teus Óleos Essenciais.
Porque é que não precisas de ter muitos Óleos Essenciais?
Existem vários Óleos Essenciais com propriedades semelhantes. Se te dedicares a estudá-los, vais conseguir perceber quais são os que têm propriedades mais abrangentes ou mais específicas.
Isto não quer dizer que dois Óleos têm ações exatamente idênticas, mas a verdade é que existem alguns com propriedades bastante semelhantes.
“É preferível investir numa boa formação em Aromaterapia do que em muitos Óleos Essenciais”
Só quem estuda em profundidade e consegue perceber a génese da Aromaterapia Clínica Integrativa será capaz de substituir um Óleo Essencial por outro – mesmo que não tenhas um determinado Óleo que, à partida seria o “ideal” para determinada situação, vais ser capaz de o substituir por outro com a mesma eficácia terapêutica.
“Um único Óleo Essencial pode servir para várias situações diferentes”
Não te esqueças que antes de adquirires um novo Óleo Essencial o deves estudar em profundidade e conhecer todas as situações em que o podes utilizar e verás que não precisas de comprar muitos Óleos Essenciais!