Select Page

Má Digestão: Como as Plantas Medicinais podem ajudar

Má Digestão

Partilha nas tuas redes sociais:

A Fitoterapia (uso das plantas medicinais) está nas nossas casas há séculos! Há vários anos atrás não existiam os medicamentos alopáticos, sendo o recurso existente as plantas medicinais.

 

O uso das Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) no nosso dia a dia é muito simples, basta adquirir conhecimento para saber quais as várias formas de utilização, as propriedades das plantas e a sua ação no organismo.

 

As Plantas Medicinais são uma “ferramenta” muito eficaz no tratamento dos problemas digestivos que afetam imensas pessoas, causando vários tipos de desconforto.

 

É sempre importante relembrar que por trás de qualquer doença, existe um padrão emocional por resolver. Na maioria das vezes as pessoas não têm a consciência de que é o seu estado emocional que as está a deixar doentes – a isto chama-se somatização de uma emoção (quando a emoção se transforma em doença).

 

De uma forma genérica, os problemas digestivos indicam que uma pessoa tem dificuldade em aceitar ou “digerir” uma pessoa / determinada situação na sua vida, quer seja do passado ou do presente. É uma pessoa com baixa capacidade de tolerância e que vive com medo. Tem dificuldade em gerir e digerir as situações que não vão ao encontro do que pretende, gosta de ter o controlo das situações.

 

Então, se tens problemas digestivos com regularidade tens que começar por aceitar que não podes controlar tudo, nem todos. Lembra-te que não podemos controlar ninguém, a não ser a nós próprios!  Foca-te no teu poder de ação (aquilo que depende apenas de ti).

 

É fundamental desenvolveres a tolerância para com os outros, e consequentemente para com os alimentos que ingeres, para que o estômago deixe de bloquear a tua digestão.

 

Existem várias patologias relacionadas com o sistema digestivo e cada uma delas tem a sua individualidade em termos físicos e emocionais.

 

Alguns problemas digestivos em que as Plantas Medicinais podem ajudar:

 

– Azia – Emocionalmente, a principal caraterística de alguém que sofre de azia é o medo. É muito comum em pessoas que precisam de tomar grandes decisões, mas que são, por norma, muito orgulhosas. Ao serem colocadas à prova não conseguem admitir (têm medo) que talvez não tenham a capacidade de lidar com algumas situações. É normal sentir algum medo, o que não te vai fazer bem é não assumires que tens esse medo.

 

O alcaçuz (raiz) ajuda a reduzir a acidez o estômago, enquanto também protege a mucosa do estômago. Para uma chávena de chá, deve-se ferver 1 colher de chá de raiz de alcaçuz durante 5-10 minutos, coar e beber o preparado.

 

As sementes de funcho possuem 2 substâncias com ação anti-espasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva, que ajudam a diminuir a sensação de estômago inflamado e de queimadura na zona da garganta, enquanto ajuda a melhorar o processo digestivo. Deve fazer-se a infusão das sementes de funcho – para 1 litro de água, adicionar 1 colher de sopa de sementes, tapar e deixar durante cerca de 10-15 minutos, coar e beber 1 chávena antes das refeições, se já for habitual teres alguma azia.

 

– Refluxo – Representa uma situação que a pessoa gostaria de voltar a viver de forma diferente ou que ficou por resolver. O refluxo está associado ao engolir de palavras que não foram verbalizadas (“engolir um sapo”).

 

A camomila é muito utilizada no equilíbrio do sistema nervoso e do sistema digestivo. Ajuda a controlar as más digestões, as úlceras a nível estomacal e também ajuda a tratar o refluxo. Deve-se tomar 3 chávenas de infusão por dia, antes ou após as refeições.

 

– Náuseas – Metafisicamente é um problema associado ao medo da pessoa viver no momento presente. Tem medo de viver algo que não quer viver; recusa, rejeita e tem dificuldade em aceitar determinada situação que está por vir.

 

O gengibre é uma planta com resultados incríveis no alívio das náuseas. Pode ser utilizado em infusão, podemos cortar o gengibre fresco em pedaços e mastigar ou ralar e colocar na comida, por exemplo, ou ainda através da ingestão em comprimidos.

 

A hortelã-pimenta, o funcho e a camomila também são excelentes opções no alívio das náuseas.

 

– Indigestão – Nesta situação aplica-se o tema genérico da má digestão que vimos anteriormente – a pessoa tem dificuldade em aceitar/ digerir outra pessoa ou situação. Devemos evitar comer a ver televisão, por exemplo, pois as notícias mais impactantes podem interferir na nossa digestão.

 

O boldo, através da infusão, é uma excelente planta para utilizar nos casos de dificuldade digestiva após as refeições. Ajuda o fígado a metabolizar as gorduras para estas serem mais facilmente digeridas.

 

– Dores no estômago – Estão associadas a um peso/ responsabilidades; é uma indigestão a um nível mais avançado.

 

A camomila ajuda a combater a ansiedade, auxilia a digestão, alivia as náuseas e os enjoos e também alivia as dores de estômago, graças à sua ação analgésica e anti-inflamatória.

 

O cardamomo (sementes) aquece levemente e tem ação analgésica e vai ajudar muito a controlar as dores de estômago, as cólicas e os gases estomacais/ intestinais. É uma excelente opção para adicionar, por exemplo, à camomila.

 

O funcho (sementes) vai ajudar na digestão dos alimentos, é excelente para combater náuseas e ajuda na cicatrização de úlceras gástricas que, muitas vezes, pode ser a causa de uma dor de estômago. O funcho também é uma ótima opção para utilizar em caso de desconfortos intestinais, como os gases, por exemplo.

 

Atenção: Estas sugestões de tratamento têm caráter meramente informativo. Não dispensam a avaliação por um profissional de saúde. Como qualquer tratamento, é necessário teres conhecimento para fazer o uso correto das Plantas Medicinais e aproveitar todo o seu potencial terapêutico com segurança. É importante garantires que não há contraindicação na sua aplicação, para não causar dano no utilizador.
Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade