A pele é o maior órgão do corpo humano e tem uma incrível função protetora contra vários agentes externos nocivos.
Cuidar da pele não é apenas uma questão estética, mas também de saúde!
Se forem utilizados diariamente, os Óleos Essenciais são muito eficazes no rejuvenescimento da pele, deixando-a visivelmente mais jovem, bonita e saudável.
Existem alguns fatores externos que promovem o aparecimento de rugas, como a poluição, responsável por uma maior produção de radicais livres. Os radicais livres podem provocar danos irreversíveis na pele, tais como o envelhecimento precoce e a degeneração oncológica.
Quanto aos tratamentos de pele, é sempre mais fácil prevenir do que reverter. Ter uma alimentação saudável é fundamental para evitar o envelhecimento precoce da pele. O teu exterior é um reflexo do interior e a forma como nutres o teu corpo irá refletir-se no exterior, como na pele, cabelo, unhas, etc!
Muitas vezes podes achar que estás a colocar produtos bons para a pele, às vezes até muito caros, quando na verdade a podes estar a danificar ainda mais. Por este motivo, é muito importante utilizares produtos o mais naturais possível: existe uma máxima da medicina Ayurveda que diz “não coloques na pele aquilo que não podes comer”.
Os produtos de cosmética tradicionais são muito alcalinos, acabando por destruir a camada lipídica da pele que tem a função de proteção.
É muito importante repor esta barreira hidrolipídica utilizando os Óleos Vegetais e, quando combinados com os Óleos Essenciais, os resultados vão ser significativamente melhores. Se não tiveres nenhum outro óleo vegetal em casa o azeite é sempre uma boa opção, pois é um excelente hidratante. Já os Óleos Essenciais têm uma capacidade antioxidante incrível que protege a pele dos radicais livres.
“A pele é um espelho do teu interior”
De uma forma geral, os problemas de pele são manifestações de um problema interno, que acaba por se manifestar externamente. Pode ser um desequilíbrio hormonal, problema emocional, problema intestinal, excesso de toxinas no sangue, etc.
Emocionalmente, muitas vezes os problemas de pele estão ligados a vergonhas que aconteceram algum momento da vida e surgem em pessoas que, por norma, dão demasiada atenção ao que os outros pensam sobre elas.
Através do uso dos Óleos Essenciais conseguimos atuar em 2 situações distintas em simultâneo: o problema emocional e o problema físico.
Ao acrescentares os Óleos Essenciais aos teus produtos diários de cuidados de pele os resultados serão incríveis. Mas, muito importante: Sempre que adicionamos Óleos Essenciais a um produto, ele tem que ser obrigatoriamente biológico! – não os podes adicionar aos produtos tradicionais!
Algumas aplicações dos Óleos Essenciais na pele:
– Rugas – O Óleo Essencial de Lavanda angustifolia é um dos mais utilizados nesta situação e existem imensos estudos científicos que comprovam a sua eficácia na produção de colagénio. Deve ser utilizado idealmente se houver uma micro lesão. Pode-se fazer uma exfoliação prévia utilizando apenas azeite e açúcar, e de seguida diluir uma gota de Óleo Essencial de Lavanda em 2 ou 3 gotas de azeite na palma de mão e aplicar na pele.
Existem outros Óleos Essenciais que também são muito conhecidos pela sua eficácia no tratamento das rugas como a Mirra (funciona como um botox natural) e o Helichrysum italicum ou Erva caril. Este último também é muito eficaz no tratamento de cicatrizes e estrias e na redução da intensidade das manchas, inclusive para clarear a zona das olheiras.
O Alecrim cânfora, o Eucalipto, o Incenso, o Ylang-ylang, a Rosa, o Patchouli, a Cenoura, o Gerânio, a Salva e o Sândalo também têm uma capacidade incrível de regeneração da pele.
A escolha dos Óleos Essenciais mais adequados vai depender sempre do momento da vida e da idade da mulher.
– Manchas – Existem 2 tipos de manchas: as mais escuras e as mais claras que o tom natural da pele. Dependendo do tipo de mancha, os Óleos Essenciais a utilizar vão ser diferentes.
No caso das manchas escuras, o Bálsamo de Copaíba, o Vetiver, a Lavanda, o Gerânio e a essência de Limão vão ajudar a clarear a pele. Este último não deve ser aplicado se houver exposição solar, caso contrário irá escurecer a pele e, por isso, deve ser utilizado para escurecer as manchas claras, tal como a Bergamota (não deve ser feita uma exposição excessiva, pois pode provocar uma queimadura). Para potenciar o clareamento das manchas deve-se fazer a diluição em Óleo Vegetal de Rosa mosqueta, um óleo muito utilizado em séruns de rosto para ajudar na regeneração da pele.
– Outras aplicações: Cicatrizes; Acne; Estrias; Celulite; Psoríase; Eczemas; Melasma; Desintoxicação da pele; Regulação da produção de sebo.