Select Page

Má Digestão: Como os Óleos Essenciais podem ajudar

óleo essencial

Partilha nas tuas redes sociais:

Os Óleos Essenciais são muito eficazes no tratamento dos problemas relacionados com a má digestão, mas é também neste tipo de patologias que o seu uso incorreto pode ser mais perigoso.

 

A maior parte das pessoas julga que a melhor forma de utilização dos Óleos Essenciais para tratar os problemas digestivos é através da ingestão. Mas esta ideia não está 100% correta pois, na maioria das situações, é possível fazer um tratamento eficaz recorrendo a métodos mais seguros como a inalação ou a massagem.

 

Através da inalação trabalhamos na emoção que deu origem ao problema físico e, ao fazermos a massagem na zona abdominal, atuamos mais no sintoma físico.

 

“Todas as doenças escondem um padrão emocional”

 

De uma forma genérica, os problemas digestivos indicam que uma pessoa tem dificuldade em aceitar ou “digerir” outra pessoa ou uma determinada situação. É alguém que tem baixa capacidade de tolerância e que vive com medo. Apresenta uma grande dificuldade em gerir e digerir as situações que não vão ao encontro do que pretende.

 

As pessoas que sofrem de problemas digestivos são, por norma, pessoas muito rígidas, tanto para com elas mesmas como para com os outros, e têm alguma dificuldade em aceitar a diferença.

 

Então, se tens problemas digestivos com regularidade, deves começar a atuar de dentro para fora para conseguires afastar esses incómodos de uma vez por todas. É fundamental desenvolveres a tolerância para com os outros, e consequentemente para com os alimentos que ingeres. Só desta forma o teu estômago deixará de bloquear a digestão.

 

Cada patologia do sistema digestivo tem a sua individualidade e esconde um determinado padrão emocional. Na maioria das vezes as pessoas não têm a consciência de que é o seu estado emocional que as está a deixar doentes – a isto chama-se somatização de uma emoção (emoção que se transforma em doença física).

 

 

Alguns problemas digestivos em que os Óleos Essenciais podem ajudar:

 

 

– Azia – Emocionalmente, a principal caraterística de alguém que sofre de azia é o medo. É muito comum em pessoas que têm de tomar grandes decisões, mas que são, por norma, muito orgulhosas. Ao serem colocadas à prova não conseguem admitir (têm medo) que talvez não tenham a capacidade de lidar com algumas situações. Através de massagem na boca do estômago, o Óleo Essencial de Limão ou o Óleo de Gengibre podem ajudar bastante (diluídos num óleo vegetal). A Hortelã-pimenta, a Lavanda ou o Cedro também são ótimas opções, pois trabalham a parte emocional.

 

– Refluxo – Representa uma situação que a pessoa gostaria de voltar a viver de forma diferente ou que ficou por resolver. O refluxo está associado ao engolir de palavras que não foram verbalizadas (“engolir um sapo”). O Limoneno é uma molécula bioquímica que ajuda bastante a reduzir os sintomas físicos do refluxo e, por esse motivo, todos os Óleos Essenciais ricos neste composto vão ser boas opções, tais como o Limão ou a Laranja (cítricos de uma forma geral); o Cardamomo ajuda a acalmar o estômago.

 

– Náuseas e enjoos – Metafisicamente são problemas associados ao medo da pessoa em aceitar determinada situação que está por vir. Por exemplo, na gravidez, a mulher pode ter vários medos e pode haver uma recusa inconsciente de aceitar o que está por vir, que provoca os enjoos e as náuseas. O Óleo Essencial mais seguro no alívio dos enjoos para as grávidas é o Limão. Fora da gestação, a Hortelã-pimenta, o Funcho, o Gengibre, o Anis Estrelado, o Limão e a Camomila são boas opções.

 

– Indigestão – Nesta situação aplica-se o tema genérico da má digestão que vimos anteriormente – a pessoa tem dificuldade em aceitar/ digerir outra pessoa ou situação. Devemos evitar comer a ver televisão, por exemplo, pois as notícias mais impactantes podem interferir na nossa digestão. A Tangerina, o Limão, a Bergamota, a Laranja, a Hortelã-pimenta, o Manjericão, o Cominho, o Gengibre e o Anis Estrelado são bons Óleos para utilizar nos casos de dificuldade digestiva.

 

– Dores no estômago – Depois de perceber o que está a causar este problema e o que podes fazer para o resolver, existem 4 Óleos Essenciais que podem ajudar aliviar e acalmar as dores de estômago: a Camomila, o Cardamomo, o Funcho e a Hortelã-Pimenta.

 

Atenção: Estas sugestões de tratamento têm caráter meramente informativo. Não dispensam a avaliação por um profissional de saúde. Como qualquer tratamento, é necessário teres conhecimento para fazer o uso correto dos OE e aproveitar todo o seu potencial terapêutico com segurança. É importante garantires que não há contraindicação na sua aplicação, para não causar dano no utilizador.
Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade