Select Page

Dores Menstruais: Como os Óleos Essenciais te podem ajudar

dores menstruais

Partilha nas tuas redes sociais:

Nas questões relacionadas com a saúde feminina, a Aromaterapia é uma solução muito eficaz no contributo para o bem-estar das mulheres, incluindo o alívio das dores menstruais, a regulação hormonal ou o controlo da TPM.

 

Ainda que os sintomas de desconforto da chegada da menstruação sejam comuns a praticamente todas as mulheres, algumas sofrem consideravelmente mais do que outras.

 

Se em alguns casos a dor ou incómodo dura apenas 1 ou 2 dias e é relativamente fácil de gerir, por outro lado, algumas mulheres sofrem muito e são quase que “obrigadas” a ficar de cama durante a menstruação.

 

Dores Menstruais

 

Quando uma mulher tem muitas dores menstruais, emocionalmente isso representa um desequilíbrio no lado masculino da mulher. Por norma, este lado desenvolve-se mais quando uma mulher é muito controladora, possessiva, autoritária ou vive sempre preocupada e que acaba por se esquecer de ser livre para viver a sua vida pessoal.

 

As dores menstruais intensas surgem quando o lado inconsciente da mulher a tenta alertar para mudar este comportamento controlador.

 

De uma forma genérica, todas as mulheres que sofrem de problemas a nível do útero são mulheres que de certa forma “declaram guerra” contra os homens.

 

A maioria das mulheres que sofrem de patologias relacionadas com os órgãos reprodutores não se apercebe (inconsciente) que o problema está relacionado com situações vividas na infância, mais concretamente com o modelo de pai que tiveram – como por exemplo, um pai muito ausente.

 

A ocorrência da menstruação não é apenas um momento de limpeza física, mas também de libertação de emoções – rancores, tristezas, decepções, inseguranças, medos, …

 

Óleos Essenciais que te podem ajudar:

 

É muito importante relembrar que para além de amenizar a dor física, deves encontrar a origem por trás das tuas dores menstruais, de forma a atuares na raiz do problema – a causa emocional!

 

A melhor forma de utilização dos Óleos Essenciais para trabalhar as emoções é através da inalação.

 

– A ausência de pai é um padrão de abandono. Como tal, os Óleos Essenciais de Incenso, Gerânio ou Ciprés são boas opções para trabalhar esta emoção.

 

Para ajudar a controlar a dor física das cólicas, a melhor forma de aplicação dos Óleos Essenciais é através de massagem na zona abdominal (no baixo ventre), sempre diluídos previamente num Óleo Vegetal.

 

De acordo com as tuas caraterísticas emocionais, de entre os exemplos de Óleos Essenciais partilhados, deverás escolher aqueles que mais se adequam à tua situação:

 

– Ciprés

– Manjerona

– Hortelã-pimenta

– Incenso

– Gerânio

– Salva esclareia

– Funcho

 

TPM

 

O Gerânio e a Salva esclareia são dois Óleos Essenciais muito utilizados para regular os sintomas da TPM (regulação hormonal). Funcionam muito bem tanto através de aplicação tópica, como através de inalação.

 

Para escolheres os Óleos mais indicados, deves identificar qual é o teu tipo de TPM. Eis alguns exemplos:

 

– Se ficas mais impaciente e com irritabilidade, a emoção por trás será a raiva – o Óleo Essencial de Toranja, Palmarosa e Bergamota são boas opções para trabalhar a parte emocional, através da inalação.

 

– Se for uma TPM mais triste, melancólica, com choro – o Óleo Essencial de Lavanda, Jasmin ou Rosa são bons para trabalhar a tristeza.

 

– Para as TPM’s com muitas oscilações de humor a Salva esclareia, o Petitgrain e a Bergamota são bons Óleos para equilibrar o humor.

 

Dependendo do tipo de TPM, à sinergia de Óleos mais adequados juntamos o Gerânio e a Salva e, através da inalação pode ajudar a melhorar significativamente os sintomas.

 

No entanto, para atuar na origem emocional, esta inalação deve ser feita 15 dias antes do início da menstruação e não apenas quando já temos a dor física, até porque o objetivo é que a dor não apareça.

 

Atenção: Estas sugestões de tratamento têm caráter meramente informativo. Não dispensam a avaliação por um profissional de saúde. Como qualquer tratamento, é necessário teres conhecimento para fazer o uso correto dos OE e aproveitar todo o seu potencial terapêutico com segurança. É importante garantires que não há contraindicação na sua aplicação, para não causar dano no utilizador.
Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade