Select Page

Queda de Cabelo: Como os Óleos Essenciais te podem ajudar

queda de cabelo

Partilha nas tuas redes sociais:

A queda de cabelo preocupa e afeta a autoestima de muitas pessoas e está, muitas vezes, associada a sentimentos de stress e ansiedade. Isto significa que a qualidade de vida das pessoas que perdem grandes quantidades de cabelo está a ser impactada de alguma forma.

 

A maioria das pessoas que sofrem com a queda de cabelo acabam por se preocupar mais com a questão estética, do que com o motivo que a despoletou. Mas o cabelo tem funções muito importantes tais como a proteção contra a radiação solar, a ação de perceção de sensibilidade e a diminuição do atrito com a pele, entre outras.

 

Ter um cabelo saudável e bonito nem sempre é fácil, pois existem vários fatores que o podem danificar, tais como:

 

– Ambientais

– Alimentares

– Químicos

– Questões hormonais

– Genética

– Alguns medicamentos

– Stress

 

Queda de cabelo

É normal caírem cerca de 100 fios de cabelo por dia. Mas se notas que o teu cabelo anda a cair de forma excessiva não desvalorizes a situação e procura ajuda junto de um profissional qualificado.

 

Para combateres a queda de cabelo de forma eficaz deves começar pela alimentação: consome alimentos ricos em proteínas e em vitaminas do complexo B.

 

Para além disso, é fundamental identificares a origem do problema, porque só depois é que vais conseguir selecionar os Óleos Essenciais mais adequados à tua situação.

 

Alguns Óleos Essenciais que te podem ajudar a combater a queda de cabelo (de uma forma genérica):

 

– Hortelã-Pimenta

– Alecrim

– Cedro

– Ciprés

– Ylang-ylang

– Salva esclareia

– Eucalipto

– Lavanda

– Petitgrain

 

Com estes Óleos podes fazer algumas preparações como champôs, séruns, máscaras, sprays, entre outros.

 

Exemplo de champô para a queda de cabelo:

 

  • A 250ml de champô obrigatoriamente biológico, adiciona 20 gotas de Óleo Essencial de Alecrim + 10 gotas de OE de Cedro + 10 gotas de OE de Hortelã-Pimenta + 10 gotas de OE de Ciprés + 5 gotas de OE de Eucalipto.

 

  • Mistura com uma espátula de madeira o preparado dentro de recipiente de vidro (não podes colocar diretamente no frasco do champô, pois os Óleos Essenciais corroem o plástico).

 

  • Depois de misturados os ingredientes, volta a verter para dentro da embalagem do champô.

 

Adicionalmente ao tratamento da queda, também é importante estimulares o crescimento do cabelo. Após a utilização do champô deves utilizar um sérum com essa finalidade.

 

Óleos vegetais indicados nesta situação (de forma genérica):

 

  • Fazer um sérum onde colocas 50ml de Óleo de Rícino + 50ml de Óleo vegetal de Calophyllum.

 

  • Juntar 10 gotas de OE de Alecrim + 10 gotas de OE de Ylang-ylang + 5 gotas OE Lavanda.

 

  • Aplicar no couro cabeludo, dia sim, dia não. Deixar no mínimo 1 hora ou dormir com o sérum e lavar o cabelo pela manhã.

 

Outra sugestão para estimulares o crescimento do cabelo é aplicares diretamente nas zonas com maior queda 3 a 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda ou de Hortelã-Pimenta, fazendo uma massagem vigorosa.

 

A própria massagem é uma forma de estimulares a circulação sanguínea no couro cabeludo e quando complementada com os Óleos Essenciais, os resultados podem ser mais eficazes.

 

Atenção: Cada caso de queda de cabelo deve ser estudado de forma individual. Estas indicações de Óleos Essenciais têm caráter genérico. Não dispensam a avaliação por um profissional. Como qualquer tratamento, é necessário teres conhecimento para fazer o uso correto dos OE e aproveitar todo o seu potencial terapêutico com segurança. É importante garantires que não há contraindicação na sua aplicação, para não causar dano no utilizador.
Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade