Os problemas respiratórios são um dos principais motivos que levam as pessoas a procurar tratamentos alternativos, nomeadamente a utilizar os Óleos Essenciais e as Plantas Medicinais.
A Fitoterapia é uma solução muito eficaz no tratamento e alívio dos vários problemas associados ao aparelho respiratório, mas é fundamental saber exatamente quais as Plantas Medicinais a utilizar, para que os resultados tenham sucesso.
Por trás de qualquer doença, existe um padrão emocional por resolver, e no que toca aos problemas respiratórios não é diferente!
De uma forma geral, uma pessoa com problemas respiratórios tem dificuldade em viver no momento presente e sente algum tipo de tristeza na sua vida – na medicina chinesa esta é a emoção associada ao pulmão.
Se sofres de algum problema respiratório tens que ter a consciência de que quanto mais grave ele for fisicamente, mais urgente será tu parares e olhares para a tua vida, de forma a conseguires perceber o que é que tens que mudar.
Aprecia o que a vida tem de melhor para te oferecer e percebe que tu és a única pessoa que tem a capacidade de te limitar; tu és a única pessoa que te pode deixar sufocar pelo que te rodeia; não são os outros os responsáveis pela tua vida.
Tens que ser capaz de lutar pelo que é melhor para ti!
Esta tomada de consciência pode ser dura de aceitar, mas se não a aceitares vais passar a vida inteira a achar que não podes ser feliz: se não estás bem em alguma situação, não esperes que os outros mudem; és tu quem tem que mudar. Se não assumires o controlo da tua vida, alguém o irá fazer por ti.
Para resolveres os teus problemas respiratórios tens que começar por dizer “não” mais vezes, tens que socializar, ter uma boa alimentação e praticar exercício físico e investir em práticas de respiração (pranayamas), que são uma excelente forma de trabalhares a parte respiratória.
Algumas Plantas Medicinais eficazes no tratamento dos Problemas Respiratórios
– Alcaçuz – É muito utilizada no sistema digestivo e no sistema respiratório, como por exemplo, em bronquites, tosse, libertação de expetoração, gripes e constipações. Tem uma capacidade anti-inflamatória muito interessante, tem ação expetorante, é mucolítica, antitússica, anti-microbiana e anti-séptica.
Para utilizar a raiz do alcaçuz, deves fazer uma decocção: podes utilizar 1 grama da planta seca, para 500 mililitros de água. Deves colocar a planta na água fria e “cozinhá-la” em lume brando durante cerca de 15 min. Coar e beber ao longo do dia, preferencialmente até às 6h da tarde.
O alcaçuz tem ação estrogénica, pelo que não deves tomar durante mais do que 6 semanas seguidas. Também não deve ser utilizado por pessoas diabéticas, pois apresenta elevado teor em glúcidos.
– Alteia – é também muito utilizada no tratamento de vários problemas respiratórios – na tosse seca, gripes e constipações, bronquites, dores de garganta e inflamações orofaríngeas; ajuda também a fortalecer o sistema imunitário. A Alteia tem ainda propriedades calmantes e relaxantes.
Podes fazer a infusão de 1 grama para 500 mililitros de água e tomar ao longo do dia.
Quando à alteia, deves ter em atenção que é uma Planta Medicinal com elevado teor de mucilagens, podendo diminuir a absorção da medicação tomada por via oral – deves dar um espaçamento de pelo menos 2h entre a toma da infusão e da medicação.
– Sabugueiro – O xarope de sabugueiro é muito conhecido para auxiliar no tratamento das gripes e constipações. As flores do sabugueiro têm propriedades expetorantes, ação anti-viral, anti-inflamatória e antipirética sendo, por isso, um grande aliado no combate à febre. É também uma ótima opção nas rinites, sinusites e sintomas alérgicos de forma geral.
Podes fazer a infusão com 4 gramas da flor fresca por chávena (cerca de 200ml) e beber quente.
Consoante as tuas necessidades, podes utilizar estas Plantas Medicinais em separado ou juntas para conseguir atuar em várias situações ao mesmo tempo, com excelentes resultados.