Cada vez são mais comuns os relatos de pessoas que vivem em stress ou ansiedade constante, sendo ambos dois dos grandes problemas da atualidade.
Se estás a passar por uma situação de maior stress e/ou ansiedade, é muito importante tentares perceber o que te está a provocar essa emoção – a origem do problema.
A fitoterapia – o uso das Plantas Aromáticas e Medicinais – é uma solução natural muito eficaz na gestão do stress e da ansiedade.
O stress começa na mente, mas rapidamente se somatiza no teu corpo – as emoções passam para um estado físico de dor, doença e desconforto.
Sempre que tens situações que não consegues resolver emocionalmente, elas vão-se somatizar no teu corpo: já tiveste um aperto na garganta quando querias dizer algo a outra pessoa e não o conseguiste fazer? Já tiveste dores de barriga causadas pelo nervosismo? Alguma vez sentiste um sofrimento tão grande que te provocou um aperto no peito? Estas dores físicas que se sentem são provocadas por questões emocionais!
O stress pode ser provocado por uma situação simples do dia a dia, como no trânsito, ou algo mais complexo como um mal-estar numa relação. Existem níveis de stress e durações no tempo diferentes – existem situações em que sentimos um alto nível de stress num curto espaço de tempo ou, por outro lado, podemos viver num stress mais contínuo, mas de forma não tão intensa.
O stress não é necessariamente algo mau!
Um pouco de stress ou de tensão, por vezes, pode ser útil para alcançares os teus objetivos – por exemplo, o stress antes da entrega de um trabalho pode fazer com que aumentes o teu foco e determinação para que o termines mais rapidamente.
É em excesso que o stress não é benéfico para a tua saúde, afetando a tua qualidade de vida. Quanto mais prolongado no tempo durar, mais as tuas supra renais entram em esforço e isso leva a uma diminuição do teu sistema imunitário – o stress aumenta a hormona do stress (o cortisol) e esta, por sua vez, afeta negativamente a imunidade.
A ansiedade e o stress bloqueiam a capacidade de viveres no momento presente – significa que estás sempre presa ao passado ou a pensar no futuro. Se te conseguires concentrar no aqui e no agora os teus níveis de stress vão cair drasticamente.
Apesar de ser mais fácil dizer do que fazer, é algo que consegues alcançar com algum treino. Lembra-te que “só existem dois dias na tua vida onde não podes fazer nada: o ontem e o amanhã”. Recorrer a técnicas como a meditação, yoga ou mindfulness pode ajudar-te a acalmares a tua mente.
É importante perceberes a origem do teu stress para conseguires resolver o problema de uma vez por todas!
É muito simples utilizares as Plantas Medicinais a teu favor, desde que o saibas fazer com corretamente e com conhecimento. No que concerne à escolha das Plantas Medicinais mais indicadas para cada situação é necessário fazer uma avaliação personalizada: ter em consideração a pessoa que as vai utilizar, o tipo de situação com que está a lidar e o que precisa naquele momento, entre outros aspetos.
Algumas Plantas Medicinais que te vão ajudar a combater o stress e a ansiedade:
Existem várias plantas medicinais com caraterísticas adaptogénicas (plantas que ajudam a adaptar a uma determinada situação), que são boas opções para utilizar em situações de stress e ansiedade:
– A Rhodiola é a planta da calma emocional e tem uma ação adaptogénica incrível. Pode ser utilizada em períodos de maior stress e ansiedade, como exames, por exemplo. Ajuda a aumentar a resistência física e melhorar o funcionamento cerebral; diminui o cansaço e a fadiga; estimula a memória e a concentração. É também muito utilizada para promover o relaxamento e recuperar a calma e a serenidade. Proporciona bem-estar, tranquilidade e ânimo, sendo muito útil em situações de depressão apática. A Rhodiola deve ser utilizada no período da manhã, pois tem ação tonificante (pode afetar o sono se tomada ao final do dia).
– O Eleuterococo (também conhecido por Ginseng Siberiano) é a planta da energia vital, sendo muito utilizado na fadiga física e intelectual; em pessoas idosas; em épocas de exames, etc. Tem capacidade revitalizante e de ser um tónico do organismo. A raiz desta planta permite melhorar o desempenho físico e mental; facilita a recuperação, ajudando na fadiga e na fraqueza. Tem ação estimulante, ansiolítica e adaptogénica. Uma das grandes vantagens da utilização do Eleuterococo é também o fortalecimento do sistema imunitário.
– O Ginseg (coreano) é chamado de planta revigorante milenar, sendo muito utilizado na medicina tradicional chinesa. A sua raiz assemelha-se à forma do corpo humano. Aumenta o fornecimento de sangue aos órgãos; estimula o sistema imunitário; reforça a memória; tem propriedades afrodisíacas; ativa toda a energia vital. Ajuda a combater a fadiga e o stress, ativa a capacidade física e mental e ajuda a prevenir os efeitos do envelhecimento precoce. O Ginseng contém muitas vitaminas do complexo B, que são muito importantes para o cérebro, e inúmeros sais minerais e aminoácidos, o que faz do Ginseng uma Planta Medicinal muito completa. No entanto, é importante ter em consideração que nem todas as pessoas podem beneficiar do Ginseng, nomeadamente pessoas com problemas cardíacos (devem recorrer sempre ao aconselhamento de um profissional qualificado).
Perante as situações de stress e ansiedade o mais importante é aprenderes a lidar com o problema, do que propriamente procurar o relaxamento através do uso de Plantas Medicinais, Óleos Essenciais ou qualquer outra terapia. Por vezes o stress é “bom” e importante, tens é que procurar saber lidar com ele da melhor forma possível!