Select Page

Como as Plantas Medicinais podem ajudar nas Insónias

Insónias

Partilha nas tuas redes sociais:

A Fitoterapia – uso medicinal das Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM), é uma solução muito eficaz nas questões relacionadas com o sono, nomeadamente as insónias e o controlo da ansiedade.

 

Antes de mais, se sofres com insónias é fundamental perceberes o que é uma insónia e qual pode ser a sua origem, para que consigas verdadeiramente atuar de acordo com as tuas necessidades.

A insónia é considerada um distúrbio de sono e existem vários tipos: dificuldade em adormecer; dormir com interrupções; acordar a meio da noite e não conseguir voltar a adormecer, entre outras.

 

Todas as pessoas têm a necessidade de dormir aproximadamente 7 a 8 horas por noite (este é o tempo mínimo necessário para o teu organismo conseguir regenerar-se). Uma boa higiene de sono é fundamental para acordares recuperada física e mentalmente. Dormir (bem) é uma necessidade básica tão importante como comer, beber ou respirar!

 

Se sofres de insónias, a longo prazo as complicações no teu organismo vão começar a manifestar-se, por isso é muito importante conseguir diagnosticar e tratar uma insónia de forma correta e, principalmente, atempada.

A insónia não prejudica apenas o nível de energia e o humor, mas afeta diretamente a tua saúde, a tua produtividade e a tua qualidade de vida.

 

Alguns sinais de que sofres de insónias:

 

– Dificuldade em adormecer;

– Acordar durante a noite;

– Acordar antes do despertador;

– Sensação de ter um sono pouco reparador (acordar cansado);

– Fadiga e sonolência durante o dia;

– Grande vontade de dormir após o almoço;

– Dificuldade de concentração;

– Esquecimentos constantes;

– Irritabilidade, ansiedade, sentir-se deprimido.

 

Existem várias causas para a insónia como o stress, o trabalho por turnos, ter uma má higiene de sono (deitar em horários diferentes), dormir durante o dia, atividades estimulantes antes de dormir (o exercício físico deve ser praticado preferencialmente pela manhã), ingestão de grandes quantidades de comida antes de dormir, aparelhos eletrónicos antes de dormir, consumir demasiada cafeína e bebidas alcoólicas, etc.

 

Para conseguires resolver o problema das tuas insónias tens que identificar o motivo que te está a impedir de dormir bem, começando pela análise dos teus hábitos de forma a perceberes se existe alguma coisa que podes alterar.

 

É muito importante ter a consciência da questão emocional que está por trás da insónia: vários estudos comprovam que as pessoas que sofrem com insónias são muito ansiosas e emotivas; precisam de trabalhar o seu equilíbrio, inteligência e gestão emocional.

 

A ansiedade (que tem como emoção primária o medo) é a emoção que está por trás da insónia.

 

Só tu és capaz de perceber o que é que te está a deixar com medo! Pessoas que sofrem de ansiedade estão presas ao passado ou sempre preocupadas com o futuro – não estão a viver o momento presente.

 

Algumas Plantas Medicinais que te podem ajudar a dormir melhor (de forma genérica):

 

– A Valeriana (Valeriana officinalis) melhora a qualidade do sono (é útil em situações de sono “leve”); é muito eficaz em quadros leves e moderados de ansiedade; é indutora do sono; tem ação calmante, relaxante e sedativa, sendo também muito útil em situações de hiperatividade. Pode ser utilizada nas crianças.

 

A Valeriana tem um sabor muito caraterístico, pelo que se a utilizares em infusão, poderás combiná-la com outra planta para tornar o sabor e o aroma mais agradável. A forma mais prática é a toma em cápsulas, por exemplo: uma cápsula ao final da tarde e uma cápsula 1 hora antes de dormir.

 

– A Passiflora (Passiflora incarnata) é a flor e as folhas do maracujá. É muito utilizada nas insónias, ansiedade e nervosismo. Promove a calma, tranquilidade e relaxamento, não apenas para ajudar a dormir, mas também nas situações durante o dia. Útil nos casos de nervosismo associado a dores de cabeça e taquicardia. Ajuda a estabilizar o humor; é eficaz em distúrbios de sono; tensão arterial elevada. Pode ser utilizada através de infusão ou cápsulas.

 

– A Camomila (chamaemelum nobile) é uma das plantas mais utilizadas para trazer calma e tranquilidade. Se tens insónias com frequência significa que tens ansiedade durante o dia, pelo que é fundamental atuar nessa ansiedade: podes fazer, por exemplo, infusão de camomila 3x durante o dia e 1x no final de jantar (não deves fazer antes de dormir, pois a probabilidade de acordares com vontade de ir ao wc é grande).

 

– A Erva-príncipe (Cymbopogon citratus) tem um aroma e sabor cítrico muito agradável. Tem efeito calmante, combate a angústia, as insónias, as palpitações, dores de cabeça e ajuda a baixar a febre. Pode ser tomada durante o dia através de infusão e após o jantar.

 

Se sofres de insónias e esse problema já se prolonga há demasiado tempo e está a afetar a tua qualidade de vida deves procurar ajuda junto de um profissional qualificado o quanto antes. Ter um sono de qualidade regular deve estar no topo da tua lista de prioridades!

 

Atenção: Estas sugestões de tratamento têm caráter meramente informativo. Não dispensam a avaliação por um profissional de saúde. Como qualquer tratamento, é necessário teres conhecimento para fazer o uso correto das Plantas Medicinais e aproveitar todo o seu potencial terapêutico com segurança. É importante garantires que não há contraindicação na sua aplicação, para não causar dano no utilizador.
Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade