Select Page

O Bem-estar das Crianças com as Plantas Medicinais

Bem-estar das Crianças

Partilha nas tuas redes sociais:

A Fitoterapia é uma solução muito eficaz no tratamento de vários problemas do dia-a-dia das crianças. Mas quando falamos do uso de Plantas Medicinais nas crianças é muito importante saber exatamente quais as que podem ou não ser utilizadas e os métodos de aplicação.

 

Uma das grandes vantagens da utilização das plantas medicinais nas crianças é o facto de ser possível evitar o uso exagerado de outro tipo de medicamentos convencionais (medicação alopática), nos casos em que não é estritamente necessário recorrer a este tipo de medicação.

 

Outra vantagem prende-se com a substituição de muitos produtos recheados de compostos tóxicos como os cosméticos, champôs e cremes tradicionais, por opções mais saudáveis quer para o organismo, quer para o ambiente.

 

Grande parte dos produtos à venda para as crianças estão recheados de compostos tóxicos … basta leres os rótulos para acreditares! É preciso ter em atenção os aromas sintéticos, como conservantes ou parabenos, pois segundo vários estudos estes podem agir como disruptores hormonais podendo mesmo ser cancerígenos ou neurotóxicos.

 

A utilização destes produtos nas crianças deve ser evitada e substituída por produtos naturais à base de plantas e com certificação biológica – não é suficiente dizer que é “natural”; deves encontrar na embalagem o selo de certificação biológica de forma a garantires a qualidade dos produtos.

 

Apesar de as Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) serem naturais, não significa que são inofensivas e que podem ser utilizadas por qualquer pessoa.

 

Existem várias plantas medicinais que não podem ser utilizadas em bebés e crianças!

 

Por este (e outros motivos) é muito importante que o uso das PAM nas crianças seja sempre acompanhado por um Fitoterapeuta profissional.

São vários métodos de utilização das Plantas Medicinais, mas a forma mais simples (e segura) para utilizar em casa é através da infusão.

 

 

Dosagens

 

As dosagens dependem da idade da criança e da planta medicinal que é utilizada mas, de uma forma geral, esta é a orientação base que deve ser tida em consideração:

– Crianças com idade < a 2 anos: a “toma” é de 2 a 3 colheres de chá.

– Crianças de 2 a 4 anos: a “toma” é de 2 colheres de sopa.

– Crianças de 5 a 7 anos: a “toma” é ¼ de chávena de chá.

– Crianças de 8 a 12 anos: a “toma” é ½ chávena de chá.

– A partir dos 12 anos: a “toma” é 1 chávena de chá (igual aos adultos).

 

Como é que as Plantas Medicinais podem ajudar as Crianças?

 

– Ansiedade: é um problema cada vez mais recorrente nas crianças e manifesta-se de várias formas – insónias, medos, dores musculares, agitação, perda de apetite, vómitos, incontinência urinária, etc.

Antes de procurares atuar no sintoma físico, é fundamental perceberes qual é o motivo (a origem) que está por trás da ansiedade, para conseguires verdadeiramente ajudar os teus filh@s.

A ingestão de vitaminas do complexo B é muito importante para o equilíbrio do sistema nervoso, tanto nos adultos, como nas crianças. O consumo diário de aveia, gérmen de trigo ou levedura de cerveja pode ajudar nos casos de ansiedade.

A erva-cidreira, a camomila, a tília e a flor de laranjeira são boas opções nos casos de ansiedade nas crianças, pois dão tranquilidade, calma e ajudam a relaxar. Complementar com a inalação do Óleo Essencial de tangerina, laranja doce, camomila ou bergamota pode potenciar ainda mais os resultados.

 

– Conjuntivite: Fazer lavagens oculares com infusão de eufrásia, malvas e camomila.

Fazer a infusão com uma das plantas ou com as três juntas, molhar um algodão na infusão, espremer um pouco e fazer a lavagem ocular. Importante: Cada compressa é de utilização única; não utilizes a mesma compressa nos dois olhos. Se possível, deixar repousar uma compressa sobre os olhos durante alguns minutos, 3x por dia.

 

– Gripes e constipações: Fazer infusão de equinácea, tomilho e flor de sabugueiro e beber 3x por dia, de acordo com a dosagem adequada à idade da criança. Para além desta infusão, se necessário, pode fazer-se uma inalação húmida com vapores de eucalipto e orégão.

 

– Tosse: Em caso de tosse seca, fazer infusão com alteia, malvas e tília. Em caso de tosse produtiva (com expetoração), fazer infusão com orégãos, tomilho e funcho – esta infusão tem ação expetorante, calmante e combate eventuais infeções a nível pulmonar. Para 1 litro de água quente, deixar em infusão 5 a 10 minutos, coar e beber ao longo do dia.

 

– Diarreia: A infusão de malvas ajuda a reconstruir e a proteger as paredes do intestino; as folhas de framboeseiro e de silvas também são uma boa opção para controlar os episódios de diarreia.

 

– Enurese noturna (xixi na cama): muitas vezes é uma manifestação de ansiedade, pelo que é fundamental perceber a origem do problema. Pode-se fazer infusão da erva de são roberto até, no máximo, às 18h complementada com o Óleo Essencial de Cajeput através de massagem (previamente diluído em Óleo Vegetal de Grainha de Uva, por exemplo) e aplicar na zona em baixo do umbigo e rins.

 

 

Kit SOS para Crianças

 

– O alho é tem uma ação terapêutica muito interessante nas crianças. Pode ser utilizado tosse, febre, gripes, constipações, infeções, etc.

– A camomila pode ser utilizada nos problemas digestivos (má digestão, enjoos), na dentição, nas insónias e na hiperatividade.

– A equinácea é uma excelente opção para fortalecer o sistema imunitário.

– O funcho (sementes) nos casos de má digestão, cólicas, flatulência, etc.

– O gengibre ajuda na parte digestiva, baixa a febre, alivia os enjoos em viagens, gripes, constipações, alergias, problemas respiratórios de forma em geral.

– A Tília na ansiedade, insónias, febre e indigestão.

 

Se os teus filhos apresentarem algum destes problemas, ou outros, nunca é demais relembrar que mais importante do que atuar nos sintomas, é fundamental identificares qual é o fator emocional associado para os conseguires ajudar verdadeiramente!

 

Atenção: Estas sugestões de tratamento têm caráter meramente informativo. Não dispensam a avaliação por um profissional de saúde. Como qualquer tratamento, é necessário teres conhecimento para fazer o uso correto das Plantas Medicinais e aproveitar todo o seu potencial terapêutico com segurança. É importante garantires que não há contraindicação na sua aplicação, para não causar dano no utilizador.
Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade