A Fitoterapia é uma solução muito eficaz no tratamento de vários problemas do dia-a-dia das crianças. Mas quando falamos do uso de Plantas Medicinais nas crianças é muito importante saber exatamente quais as que podem ou não ser utilizadas e os métodos de aplicação.
Uma das grandes vantagens da utilização das plantas medicinais nas crianças é o facto de ser possível evitar o uso exagerado de outro tipo de medicamentos convencionais (medicação alopática), nos casos em que não é estritamente necessário recorrer a este tipo de medicação.
Outra vantagem prende-se com a substituição de muitos produtos recheados de compostos tóxicos como os cosméticos, champôs e cremes tradicionais, por opções mais saudáveis quer para o organismo, quer para o ambiente.
Grande parte dos produtos à venda para as crianças estão recheados de compostos tóxicos … basta leres os rótulos para acreditares! É preciso ter em atenção os aromas sintéticos, como conservantes ou parabenos, pois segundo vários estudos estes podem agir como disruptores hormonais podendo mesmo ser cancerígenos ou neurotóxicos.
A utilização destes produtos nas crianças deve ser evitada e substituída por produtos naturais à base de plantas e com certificação biológica – não é suficiente dizer que é “natural”; deves encontrar na embalagem o selo de certificação biológica de forma a garantires a qualidade dos produtos.
Apesar de as Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) serem naturais, não significa que são inofensivas e que podem ser utilizadas por qualquer pessoa.
Existem várias plantas medicinais que não podem ser utilizadas em bebés e crianças!
Por este (e outros motivos) é muito importante que o uso das PAM nas crianças seja sempre acompanhado por um Fitoterapeuta profissional.
São vários métodos de utilização das Plantas Medicinais, mas a forma mais simples (e segura) para utilizar em casa é através da infusão.
Dosagens
As dosagens dependem da idade da criança e da planta medicinal que é utilizada mas, de uma forma geral, esta é a orientação base que deve ser tida em consideração:
– Crianças com idade < a 2 anos: a “toma” é de 2 a 3 colheres de chá.
– Crianças de 2 a 4 anos: a “toma” é de 2 colheres de sopa.
– Crianças de 5 a 7 anos: a “toma” é ¼ de chávena de chá.
– Crianças de 8 a 12 anos: a “toma” é ½ chávena de chá.
– A partir dos 12 anos: a “toma” é 1 chávena de chá (igual aos adultos).
Como é que as Plantas Medicinais podem ajudar as Crianças?
– Ansiedade: é um problema cada vez mais recorrente nas crianças e manifesta-se de várias formas – insónias, medos, dores musculares, agitação, perda de apetite, vómitos, incontinência urinária, etc.
Antes de procurares atuar no sintoma físico, é fundamental perceberes qual é o motivo (a origem) que está por trás da ansiedade, para conseguires verdadeiramente ajudar os teus filh@s.
A ingestão de vitaminas do complexo B é muito importante para o equilíbrio do sistema nervoso, tanto nos adultos, como nas crianças. O consumo diário de aveia, gérmen de trigo ou levedura de cerveja pode ajudar nos casos de ansiedade.
A erva-cidreira, a camomila, a tília e a flor de laranjeira são boas opções nos casos de ansiedade nas crianças, pois dão tranquilidade, calma e ajudam a relaxar. Complementar com a inalação do Óleo Essencial de tangerina, laranja doce, camomila ou bergamota pode potenciar ainda mais os resultados.
– Conjuntivite: Fazer lavagens oculares com infusão de eufrásia, malvas e camomila.
Fazer a infusão com uma das plantas ou com as três juntas, molhar um algodão na infusão, espremer um pouco e fazer a lavagem ocular. Importante: Cada compressa é de utilização única; não utilizes a mesma compressa nos dois olhos. Se possível, deixar repousar uma compressa sobre os olhos durante alguns minutos, 3x por dia.
– Gripes e constipações: Fazer infusão de equinácea, tomilho e flor de sabugueiro e beber 3x por dia, de acordo com a dosagem adequada à idade da criança. Para além desta infusão, se necessário, pode fazer-se uma inalação húmida com vapores de eucalipto e orégão.
– Tosse: Em caso de tosse seca, fazer infusão com alteia, malvas e tília. Em caso de tosse produtiva (com expetoração), fazer infusão com orégãos, tomilho e funcho – esta infusão tem ação expetorante, calmante e combate eventuais infeções a nível pulmonar. Para 1 litro de água quente, deixar em infusão 5 a 10 minutos, coar e beber ao longo do dia.
– Diarreia: A infusão de malvas ajuda a reconstruir e a proteger as paredes do intestino; as folhas de framboeseiro e de silvas também são uma boa opção para controlar os episódios de diarreia.
– Enurese noturna (xixi na cama): muitas vezes é uma manifestação de ansiedade, pelo que é fundamental perceber a origem do problema. Pode-se fazer infusão da erva de são roberto até, no máximo, às 18h complementada com o Óleo Essencial de Cajeput através de massagem (previamente diluído em Óleo Vegetal de Grainha de Uva, por exemplo) e aplicar na zona em baixo do umbigo e rins.
Kit SOS para Crianças
– O alho é tem uma ação terapêutica muito interessante nas crianças. Pode ser utilizado tosse, febre, gripes, constipações, infeções, etc.
– A camomila pode ser utilizada nos problemas digestivos (má digestão, enjoos), na dentição, nas insónias e na hiperatividade.
– A equinácea é uma excelente opção para fortalecer o sistema imunitário.
– O funcho (sementes) nos casos de má digestão, cólicas, flatulência, etc.
– O gengibre ajuda na parte digestiva, baixa a febre, alivia os enjoos em viagens, gripes, constipações, alergias, problemas respiratórios de forma em geral.
– A Tília na ansiedade, insónias, febre e indigestão.
Se os teus filhos apresentarem algum destes problemas, ou outros, nunca é demais relembrar que mais importante do que atuar nos sintomas, é fundamental identificares qual é o fator emocional associado para os conseguires ajudar verdadeiramente!