Select Page

Os 3 Erros que podes estar a cometer ao utilizar os Óleos Essenciais

Óleos Essenciais

Partilha nas tuas redes sociais:

Nos últimos anos temos vindo a assistir a um crescimento exponencial do interesse pelas várias terapias naturais, nomeadamente pela Aromaterapia.

Mas este “boom”, ainda que permita beneficiar a qualidade de vida de muitas pessoas, tem um lado menos positivo: cada vez mais existe um uso descuidado dos Óleos Essenciais, por falta de conhecimento das suas verdadeiras e incríveis potencialidades.

 

“Neste momento há uma banalização do uso dos Óleos Essenciais sem conhecimento”

 

A utilização e recomendação de Óleos Essenciais sem conhecimento profundo não só faz com que os resultados obtidos não sejam os desejados, como pode trazer algumas consequências para a saúde de quem os utiliza …

 

Sabias que a má utilização dos Óleos Essenciais é o principal motivo para a descredibilização da eficácia da Aromaterapia?

 

Estes são os 3 principais erros que as pessoas cometem por falta de conhecimento quando utilizam Óleos Essenciais:

 

1. Aplicação pura diretamente na pele

 

Os Óleos Essenciais são extremamente concentrados e, por isso, tens que os diluir SEMPRE num Óleo Vegetal ou numa gordura, como um creme biológico, antes de os aplicares topicamente (na pele).

 

São apenas 3 os Óleos que, à partida, podes aplicar diretamente na pele:

 

No entanto, até quando utilizas estes, deves fazer um teste de sensibilidade no interior do pulso ou na dobra do cotovelo (zona de pele mais fina e sensível), de forma a garantires que não ocorre nenhum tipo de reação.

 

Para além da aplicação pura na pele, outro erro que podemos incluir neste ponto são as diluições incorretas.

Regra geral, as pessoas têm tendência a fazer diluições demasiado concentradas, por acharem que terão melhores resultados ou resultados mais rápidos. Mas não existe a necessidade de sobrecarregar o organismo com concentrações demasiado elevadas!

É muito importante saber como fazer diluições de forma correta e segura, de acordo com a finalidade, com a duração do tratamento, com as caraterísticas dos Óleos Essenciais, com o local onde vais aplicar e com a pessoa que vai utilizar (a concentração das diluições exige especial cuidado quando se trata da utilização em crianças, grávidas, idosos ou doentes oncológicos, por exemplo, considerados grupos de risco).

 

2. Fazer diluições em água

 

Os Óleos Essenciais NUNCA se diluem em água, até porque não se misturam – tal como acontece com o azeite, são imiscíveis.

A suposta utilização da água como um “veículo para a diluição” dos Óleos Essenciais é muito grave quando é feita a aplicação tópica e mais ainda quando se trata da ingestão! – fazer a ingestão de um Óleo Essencial diluído em água é quase o mesmo que o ingerir puro, havendo uma grande probabilidade de causar uma lesão da mucosa gástrica.

 

3. Juntar os Óleos Essenciais aos cosméticos tradicionais

 

Os cosméticos convencionais estão recheados de químicos de síntese, muitos deles tóxicos. Se lhes juntarmos os Óleos Essenciais, ao entrarem em contacto com a pele, esses químicos vão ser transportados para a corrente sanguínea, provocando toxicidade no organismo.

 

“Se o teu champô, pasta de dentes ou creme diário que utilizas não é de origem biológica, não lhe adiciones gotas de Óleos Essenciais!”

 

Escolhe apenas produtos com certificação biológica para diluíres os teus Óleos Essenciais. E garante que a certificação é feita por uma entidade externa à própria marca dos produtos!

 

Atenção: sempre que fazes algum tipo de manipulação com Óleos Essenciais na sua forma pura, como as diluições, por exemplo, não utilizes utensílios de plástico. Os Óleos Essenciais correm o plástico, pelo que deves optar sempre por material de madeira ou vidro. Só depois de estarem diluídos é que podes voltar a colocar o preparado na embalagem original como um champô, por exemplo.

 

Se tiveres estes três erros em consideração, já vais estar “à frente” de muitas pessoas que utilizam os Óleos Essenciais.

Para fazeres um uso correto dos Óleos Essenciais e retirares o maior número de benefícios possível da Aromaterapia procura adquirir conhecimento profundo em fontes credíveis e seguras e não acredites em toda a informação que circula na internet!

Não percas nenhum artigo!

Subscreve a nossa newsletter.

Não enviamos SPAM. Recebes a nossa newsletter semanalmente.

Encontra-me nas Redes Sociais

Deixa aqui o teu comentário:

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Raquel Albuquerque Carvalho, Drª

Naturopata | Aromaterapeuta Clínica | Formadora Certificada

Conhecida pelas suas terapias eficazes e pela sua capacidade de nos fazer mudar, quando não está a partilhar o seu amor pela Aromaterapia está certamente a ajudar alguém a ultrapassar os seus obstáculos. Já formou centenas de alunos e ajudou imensos pacientes a encontrar soluções naturais para os seus problemas (e o seu propósito de vida)!

Posts Relacionados

Copyright © 2021 – Silver Vibration, Unipessoal, LDA
516282530

Temos de Uso

Política de Privacidade